AMIN PEDE REPASSE DE VERBAS PARA FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS CATARINENSES
O senador Esperidião Amin (PPB-SC) defendeu reivindicação da Associação Catarinense de Fundações Educacionais (Acafe) e da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no sentido de que o governo do estado regularize o repasse de verbas devidas às fundações educacionais. Ele argumentou que o sistema fundacional catarinense necessita dos recursos previstos no orçamento estadual, referentes a repasses constitucionalmente determinados.
Depois de ressaltar que, atualmente, o atraso do repasse já é superior a um ano e meio e a dívida relativa ao ano passado já ascende a mais de R$ 18 milhões, ele afirmou que a inadimplência do governo para com a Univali, a maior das intituições afiliadas da Acafe, já superava até o mês de maio, R$ 6 milhões. A universidade, conforme o senador, tem estudantes carentes que, sem receberem ajuda do estado, pensam em desistir do curso.
Amin destacou que as fundações-universidades de Santa Catarina oferecem 218 cursos superiores que atendem a mais de 60 mil alunos, oferecendo um acervo bibliográfico composto por mais de um milhão de volumes e 250 laboratórios. O senador disse que o sistema fundacional "desempenha importantíssimo papel na democratização das oportunidades de acesso ao ensino superior".
- O sistema fundacional catarinense já tem uma história e uma tradição respeitáveis. Criadas pelos Poderes Públicos municipais de suas regiões, as fundações se viabilizaram pela vontade e a determinação de suas regiões, sempre integradas no esforço de equacionar os problemas sociais, colaborando para a consolidação dessa verdadeira marca de Santa Catarina que é a qualidade de vida - acentuou.
22/08/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
MALDANER CRITICA INTENÇÃO DE AMIN DE FEDERALIZAR TÍTULOS CATARINENSES
Congresso pode bloquear repasse de verbas para o metrô do Rio
Alvaro Dias condena repasse de verbas federais para o MST
VALADARES PROTESTA CONTRA ATRASO EM REPASSE DE VERBAS PARA MERENDA
Comissão ouve reivindicação de repasse de verbas para a saúde em São Leopoldo
Cidades regulamenta repasse de verbas para entidades privadas sem fins lucrativos