Amir Lando condena descaso com educação na região amazônica



O senador Amir Lando (PMDB-RO) condenou o descaso com que a educação pública vem sendo tratada na região amazônica. Para ilustrar sua preocupação, citou reportagem recente da TV Globo, que revelou um atraso de oito meses no início do ano letivo de 2003 em municípios do interior de Rondônia e um déficit de quase 2 mil professores na rede estadual de ensino.

- O que o noticiário desnudou para o país é que, se depender do ritmo atual da educação formal, o estado de Rondônia poderá ser retardatário na marcha do desenvolvimento do país - afirmou. Lando observou que a realidade educacional do estado é um atestado do processo de esvaziamento na geração do conhecimento amazônico, que começaria no ensino fundamental e se estenderia até a universidade.

Mas a discussão sobre as deficiências educacionais na área não pode se limitar, segundo o senador, à carência de professores.

- A sociedade organizada, de Rondônia e da Amazônia, deve participar de um debate mais amplo, sobre a inserção regional em um processo de desenvolvimento verdadeiramente nacional e sobre os interesses externos que pairam sobre a região, notadamente no sentido de mantê-la sob as rédeas do pensamento exógeno - declarou.

Embora a defesa dessa questão tenha um alcance nacional, a melhoria do sistema educacional assume uma importância ainda maior na Amazônia, na opinião de Amir Lando, pois disso dependeria a manutenção da soberania nacional. Enquanto faltam professores e pesquisadores brasileiros interessados em reunir e compartilhar o conhecimento amazônico, o parlamentar adverte para o avanço da cobiça internacional sobre a exploração da biodiversidade da região.



15/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo critica descaso histórico com a região amazônica

PT condena assassinatos e pede fim da violência na região amazônica

Amir Lando é o novo presidente da CFC

Amir Lando homenageia Dia do Vereador

Amir Lando destaca inovações da LDO

AMIR LANDO CONTESTA PRIVATIZAÇÕES