Amir Lando faz defesa da universidade pública
- Havia que se minar as resistências ao modelo imposto pelos credores internacionais - frisou o senador, explicando que o esvaziamento das universidades públicas é a imposição de um modelo que não pode ser discutido por quem estiver ocupando o cargo de ministro da Educação.
O senador ressaltou que desarticular a universidade pública é destruir o último reduto do processo criativo posto a serviço da maioria. Para Amir Lando, a defesa da universidade pública vai além dos aspectos da autonomia universitária, e significa a luta pela soberania nacional.
- A defesa que faço da universidade pública tem a mesma garra, portanto, do meu protesto contra o desmonte do Estado e a mesma veemência da minha luta por um país mais democrático e soberano - afirmou.
Para Amir Lando, esse quadro é exemplificado pelo papel desempenhado pela Universidade de Rondônia (Unir), que é de gerar conhecimento para o país, especialmente a Amazônia. O senador destacou que a instituição tem potencial para crescer, mas é minada na sua estrutura. Ele disse que seus escassos recursos, sofreram ainda um corte da ordem de 30%.
29/10/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia
Amir Lando defende aprovação da reforma em defesa da justiça social
Amir Lando fala de segurança pública na TV Senado
Amir Lando conclama governo a melhorar saúde pública em Rondônia
Amir Lando é o novo presidente da CFC
Amir Lando homenageia Dia do Vereador