Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia



Os 21 anos da Universidade Federal de Rondônia (Unir) foram homenageados pelo senador Amir Lando (PMDB-RO). A Universidade foi criada em 1982, incorporando estudantes e professores da Fundação Centro de Ensino Superior de Rondônia (Fundacentro), que já existia quando o estado ainda era um território.

Segundo o senador, a universidade tem condições de se tornar um centro de excelência na Amazônia, uma região que sofre a pressão de interesses externos contrários à soberania e à integridade territorial brasileira.

- Para a sociedade do estado de Rondônia, a Unir simboliza a força incontida dos desbravadores; como se fosse a guardiã e o reduto do pensamento amazônico que dispensa cartilhas pela imposição de valores e de condutas. Nela trilha com certeza o futuro da Amazônia e da soberania nacional - disse o senador.

Atualmente a Unir conta com 338 docentes e mais de 4 mil estudantes de diversas áreas de graduação e pós-graduação. A universidade tem ainda uma biblioteca com quase 60 mil livros.



22/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amir Lando homenageia Dia da Saúde mas lamenta situação de Rondônia

Lando alerta para crise na Universidade Federal de Rondônia

Amir Lando faz defesa da universidade pública

Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia

Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia

Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia