Amir Lando conclama governo a melhorar saúde pública em Rondônia
O senador Amir Lando (PMDB-RO) conclamou o governo federal a melhorar o estado dos hospitais públicos de Rondônia, que, segundo observou, estão em estado crítico. Segundo ele, o caso é tão grave que o juiz do Trabalho Jônatas dos Santos Andrade determinou a intervenção pública na saúde pública do Estado.
Amir Lando afirmou que a atitude do juiz, mais do que uma tentativa de correção de um caso estadual, é um grito de alerta contra o que chamou de -odiosa divisão social- de um país que reúne todas as condições para ser democrático na distribuição da riqueza nacional.
Para o senador, esse verdadeiro apartheid na saúde coloca, de um lado, quem pode pagar a medicina particular ou os planos de saúde cada vez mais inacessíveis e, do outro, o restante da população que permanece aguardando a -dádiva- do atendimento público de plantão.
Amir Lando ressaltou ser urgente que o caso específico de hospitais de Rondônia seja solucionado, com profissionais de saúde mais qualificados e regidos por princípios éticos. Mas é preciso ir mais além, afirmou, porque o Brasil exigiu mudanças por meio das urnas.
- O novo governo inaugurou um outro discurso. É impossível um país com tantas riquezas permanecer refém de credores e da especulação financeira que solapa nossa dignidade como cidadãos. Que o caso de Rondônia sirva de base para uma ampla discussão de um projeto de desenvolvimento nacional que inclua todos os brasileiros na saúde, na educação e na segurança pública, enfim na cidadania plena - concluiu Amir Lando.
04/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Amir Lando defende reestruturação da saúde em Rondônia
Amir Lando homenageia Dia da Saúde mas lamenta situação de Rondônia
AMIR LANDO CONCLAMA SENADORES A LUTAREM PELA PETROBRAS
Amir Lando homenageia Universidade Federal de Rondônia
Amir Lando pede recuperação das rodovias de Rondônia
Amir Lando se solidariza com agricultores sem terra de Rondônia