AMORIM COBRA POLÍTICA PARA AGRICULTURA



Ao cobrar uma política "séria e eficiente" para a agricultura brasileira, o senador Ernandes Amorim (PPB-RO) sugeriu a liberação de mais verbas para a Emater e um orçamento realista, com pagamento de salários dignos para os pesquisadores da Embrapa. Ele também criticou a dificuldade de os pequenos agricultores conseguirem crédito nos bancos oficiais e privados.

- Me preocupa muito quando eu vejo a imprensa nacional e as nossas lideranças políticas discutindo a importância dos testes nucleares da Índia e do Paquistão. Eu não consigo ver o meu país envolvido com essas questões, enquanto vejo meus irmãos nordestinos morrendo de fome e de sede - comentou o senador.

Na opinião de Amorim, a burocracia do governo impede que os produtores tenham acesso a milhões de reais em financiamento. Ele citou como um dos problemas a exigência de projetos técnicos para a liberação de crédito. O senador completou que os órgãos de assessoria técnica e extensão rural do governo, que poderiam auxiliar o agricultor na elaboração dos documentos, carecem de recursos.

Apesar das críticas, o senador demonstrou confiança no ministro da Agricultura, Francisco Turra. "É um profissional da área, estudioso e atento aos problemas que afetam a nossa produção", opinou. Amorim defendeu algumas medidas que deverão ser tomadas pelo governo, como a diminuição das taxas de juros e prazos maiores para a aquisição de equipamentos agrícolas.

- O Brasil pode se tornar, é só querer e ter vontade política, na maior potência nuclear do mundo, pois temos condições de produzir a mais importante munição, que é alimentação. Pois, sem ela, a humanidade desaparece - completou Amorim.



25/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM COBRA MEDIDAS PARA AUMENTAR EXPORTAÇÕES

AMORIM COBRA MAIS EMPREGOS PARA JOVENS

ERNANDES AMORIM COBRA DO PRESIDENTE MEDIDAS PARA PÔR FIM À CRISE

AMORIM CRITICA PROGRAMA DO GOVERNO PARA AGRICULTURA

Eduardo Amorim cobra solução para problemas de produtores de Sergipe

AMORIM DIZ QUE POLÍTICA SOCIAL É IMPORTANTE PARA ATRAIR INVESTIMENTOS