AMORIM DENUNCIA FRAUDE CONTRA FGTS EM RONDÔNIA
O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) disse hoje (dia 29), em plenário, que o chefe da Casa Civil do governo de Rondônia, José de Almeida Júnior, comandou, com a anuência do governador Valdir Raupp, a manipulação das contas de FGTS de servidores demitidos ou que se tornaram estatutários. Segundo Amorim, os cadastros das contas de optantes foram alterados para não optantes para que o governo do estado pudesse sacar fraudulentamente o equivalente a US$ 9 milhões.
Relatou o senador que José de Almeida Júnior, cunhado de Raupp, teria contratado, sem concorrência pública, a empresa Meritum - Projetos e Organizações Ltda, com sede no Rio Grande do Sul, para levantar os valores depositados nas contas individuais de FGTS na Caixa Econômica, recebendo para tanto honorários da ordem de 30%.
Ernandes Amorim informou que, na transação, não houve participação do Secretário de Estado da Administração que dispunha das mesmas informações e que, segundo apurou na sede da Caixa, em Brasília, teria bastado ao governo solicitar a relação dos cadastrados, sem que tivesse que despender qualquer valor para tanto. Conforme o senador, a empresa gaúcha teria recebido R$ 679 mil e teriam sido fraudadas as contas de 4.562 funcionários.
Ele informou que encaminhará cópia de sua denúncia ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro "que, estou certo, usará os rigores da lei para esse bando de saqueadores e celerados que tomaram de assalto o governo de Rondônia".
Em aparte, o senador Odacir Soares (PTB-RO) disse ter conversado sobre o assunto com o governador Valdir Raupp e que este teria dito que a denúncia não procede, porque o governo do estado requereu à Caixa Econômica devolução de pagamentos que o governo indevidamente fez a esse banco.
29/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMORIM APELA POR PUNIÇÃO DE FRAUDES NO FGTS EM RONDÔNIA
AMORIM VOLTA A MENCIONAR SAQUE DO FGTS DOS SERVIDORES DE RONDÔNIA
AMORIM DENUNCIA CORRUPÇÃO EM RONDÔNIA
AMORIM DENUNCIA DESVIO DE VERBAS EM RONDÔNIA
AMORIM DENUNCIA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DE RONDÔNIA
AMORIM DENUNCIA IRREGULARIDADE NO GOVERNO DE RONDÔNIA