AMORIM DENUNCIA IRREGULARIDADE NO GOVERNO DE RONDÔNIA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) divulgou ofício que enviou ao presidente da República denunciando a ocorrência de desvio de dinheiro público em Rondônia, nos programas de ajuste fiscal e de privatização do setor elétrico. Ele responsabilizou o governo do estado pela situação e pediu a apuração dos fatos, comunicando que oficiará ao Tribunal de Contas da União para que essa corte tome as providências de sua competência.

De acordo com o senador, por conta do programa de ajuste fiscal, os governos estaduais estão promovendo a privatização de suas empresas públicas, com o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Nesse quadro, e com o objetivo de preparar as empresas do setor elétrico para a privatização, conforme destacou, a Eletrobrás tem adquirido parte do controle acionário dessas companhias estaduais, iniciando a partir daí regimes de gestão compartilhada.

- O que verificamos é que o programa de ajuste fiscal e financeiro, e o programa de privatização estão sendo usados para transferir recursos do governo federal a governos de estados, menos criteriosos e fiscalizados em seus gastos - salienta Ernandes Amorim.

No caso específico de Rondônia, segundo o senador, a empresa de eletricidade, sob regime de administração compartilhada e cujo patrimônio "é negativo, tem sido usada para constantes adiantamentos de sua privatização, através da Eletrobrás e do BNDES, e o dinheiro some em um buraco sem fim".



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMORIM DENUNCIA CORRUPÇÃO NO GOVERNO DE RONDÔNIA

AMORIM DENUNCIA CORRUPÇÃO EM RONDÔNIA

AMORIM DENUNCIA DESVIO DE VERBAS EM RONDÔNIA

ERNANDES AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS EM RONDÔNIA

ERNANDES AMORIM DENUNCIA OPERAÇÃO FINANCEIRA EM RONDÔNIA

AMORIM DENUNCIA FRAUDE CONTRA FGTS EM RONDÔNIA