AMORIM DIZ QUE VAI REITERAR PEDIDO DE INFORMAÇÕES SOBRE PLANAFLORO
O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) disse hoje (dia 19) que voltará a encaminhar ao ministro do Planejamento, Paulo Paiva, requerimento de informações sobre a aplicação de recursos do Banco Mundial para o Plano Agropecuário e Florestal de Rondônia (Planafloro).
Na sua opinião, a resposta apresentada pelo ministro - "um memorando da Secretaria Especial de Políticas Regionais, encaminhando documentos apresentados pela coordenação estadual do Planafloro" - contém "informações incompletas, evasivas".
Apesar disso, o senador afirmou ter verificado, nas respostas, que o governador Valdir Raupp propôs a construção de uma rodovia "já financiada pelo próprio Ministério, através do convênio 011/97, da Suframa".
Amorim destacou ter encaminhado o requerimento de informações relativo ao Planafloro a partir de várias denúncias que recebeu. Quanto a outras denúncias contra o governador, algumas delas tramitando na Justiça, o senador informou que, em audiência que terá com o chefe da Casa Civil, Clóvis Carvalho, solicitará investigação competente e providências.
De acordo com Amorim, ações judiciais dão conta de desvios, pelo governo de Rondônia, de recursos destinados à merenda escolar e ao combate à Aids. Além disso, afirmou, há denúncias sobre o processo de privatização da companhia de eletricidade estadual, a Ceron.
- A tranqüilidade do governador de Rondônia no trato dos recursos federais pode ser medida pelo descaramento da chamada Operação FGTS, em que seu cunhado, chefe da Casa Civil, sacou os saldos das contas dos servidores públicos, com fraude e parceria de funcionários e dirigentes da Caixa Econômica Federal - acrescentou.
19/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
AMORIM PEDE APURAÇÃO DE DESVIOS DE RECURSOS NO PLANAFLORO
AMORIM QUER INFORMAÇÕES SOBRE DÍVIDAS DOS ESTADOS
AMORIM ENVIARÁ INFORMAÇÕES SOBRE EMPRÉSTIMO A AUTORIDADES DE RONDÔNIA
CCJ vota pedido de esclarecimentos sobre vazamento de informações na ANP
Mercadante pede informações a Amorim sobre criação de parlamento da Unasul
ERNANDES AMORIM PEDE INFORMAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO NO SETOR ELÉTRICO