AMORIM: HOSPITAIS PÚBLICOS DE RONDÔNIA ESTÃO SENDO ADMINISTRADOS PELA JUSTIÇA



O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) informou hoje (dia 19) que a Justiça de Rondônia adotou a decisão inédita de acolher liminar ordenando que o governo do estado compre remédios e material necessário à prestação de serviços de saúde nos hospitais públicos de Porto Velho. Na decisão, a juíza Duília Reis também determina que, a cada 90 dias, o governo realize licitação destinada à renovação dos estoques dos materiais constantes de relação anexa à decisão judicial.

- Constatando a inércia do governo federal em promover a intervenção para garantir o atendimento da população, o Judiciário passou a administrar esse setor dos serviços públicos, através de decisões judiciais que são verdadeiras ordens de serviço - disse.

A ação que resultou na decisão judicial, conforme assinalou, foi proposta pelos promotores Cláudio Mendonça e Charles Tadeu a partir de interdição ética dos médicos, determinada pelo Conselho Regional de Medicina, e da constatação do estado de abandono dos hospitais, feita pelo próprio Ministério Público através de procedimentos administrativos.

Na opinião do senador, a Justiça de Rondônia teve que chegar a esse extremo porque o governo federal, "para não prejudicar a tramitação das emendas constitucionais, deixou o governador à vontade e os cofre públicos passaram a ser assaltados de maneira descarada".

A seu ver, Rondônia deveria ter sofrido intervenção federal em 1995, quando o Ministério Público denunciou desvio, pelo governo estadual, de recursos destinados à merenda escolar. Mas, conforme observou, a adoção da medida paralisaria o processo de votação das reformas, já que a Constituição não pode ser emendada durante a vigência de intervenção federal.



19/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aeroportos estão sendo mal administrados, diz Heráclito

Saúde: Três hospitais públicos de São Paulo estão entre os melhores do País

ERNANDES AMORIM APELA AO MINISTRO DA JUSTIÇA POR SEGURANÇA EM RONDÔNIA

Irregularidades na Infraero estão sendo apuradas pela CPI do Apagão Aéreo

Parques da Juventude e da Água Branca serão administrados pela Secretaria do Meio Ambiente

Acir Gurgacz pede que Rondônia continue sendo 'passada a limpo'