Amorim só tratará de Irã no Senado depois de Lula visitar o Oriente Médio



O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) confirmou nesta terça-feira (2), em entrevista à Agência Senado, que o chanceler Celso Amorim atenderá ao convite da comissão para falar sobre as questões relativas ao Irã e à Cuba somente depois da visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Oriente Médio, entre 15 e 18 deste mês.

VEJA MAIS

Durante almoço com parlamentares integrantes da CRE nesta terça-feira (2), o ministro disse que por questões de agenda não poderia atender logo o convite da comissão para debate sobre os dois temas. Conforme informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Lula inicia a visita por Israel, no dia 15 deste mês, segue para a Palestina no dia 16, para a Jordânia, no dia 17, e deverá retornar ao Brasil no dia 18.

- Embora considere o assunto polêmico, o ministro não vê problemas em falar sobre o Irã - disse o senador

Ao informar que a situação política em Cuba também será tratada pelo chanceler na comissão, Azeredo observou que o bloqueio econômico a Cuba e à morte do preso político cubano Orlando Zapata Tamayo, em razão de uma greve de fome, foram levantadas durante o almoço pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

A pedido do ministro,encontro foi reservado e serviu para sinalizar o "bom entendimento" que tem marcado as relações entre o Itamaraty e a Comissão de Relações Exteriores do Senado. Porém, conforme relatou Azeredo, a uma certa altura do encontro, ele e Amorim discordaram a respeito da posição brasileira no cenário internacional.

Para Celso Amorim, o Brasil passou a ocupar papel de destaque a partir do governo Lula. Já Azeredo disse que essa posição privilegiada do país já havia ocorrido em dois momentos anteriores: em 1985, com o processo de redemocratização, e em 1994, com o Plano Real e a conquista da estabilidade econômica.

Cristina Vidigal / Agência Senado



02/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Amorim virá à CRE depois de visita oficial ao Oriente Médio

Suassuna faz defesa da viagem de Lula ao Oriente Médio

Celso Lafer fala ao Senado sobre questão do aço e crise no Oriente Médio

TV Senado exibe entrevista com brasileiro que vai comandar Força Naval da ONU no Oriente Médio

Oriente Médio é tema de evento na USP

Presidente discute situação do Oriente Médio