Ampliação de beneficiários do Simples Nacional deve ser votada pela CAE
Proposta que amplia a lista de empresas tributadas pelo Simples Nacional poderá ser analisada na primeira reunião da Comissão de Assuntos Econômicos de agosto, prevista para terça-feira (2). O projeto de lei (PLS 90/10- complementar), que estava na pauta da última reunião da CAE de julho, inclui entre os tributados pelo Simples os escritórios de engenharia e arquitetura.
Em relatório apresentado à matéria, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) acrescenta ao rol dos contemplados por esse regime simplificado de tributação os prestadores de serviços nas áreas de desenho industrial e corretagem de imóveis, com a argumentação de que essas atividades precisam ser valorizadas e profissionalizadas, por exigirem conhecimentos técnicos específicos.
Para Cyro Miranda, o grande problema nesse setor é a invasão de pessoas despreparadas e a dificuldade que os órgãos fiscalizadores da profissão enfrentam para sanear o mercado. Segundo explica, em seu relatório, "possibilitar que cada atividade se formalize como pessoa jurídica sob o regime do Simples Nacional terá como primeiro resultado o efeito saneador tão necessário".
Além disso, o relator acatou emenda do senador Demóstenes Torres (DEM-GO), que inclui também o transporte turístico nesse regime de tributação, lembrando a importância de profissionalizar o setor com a aproximação de eventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.
O autor do projeto, senador Fernando Collor (PTB-AL), explica que o regime do Simples Nacional (Lei Complementar nº 123/06) já permite a adesão de empresas ligadas à construção de imóveis e a obras de engenharia em geral, bem como à execução de projetos e serviços de paisagismo e de decoração de interiores. Mas não permite, segundo ele, que engenheiros e arquitetos transformem seus escritórios em micro ou pequenas empresas para se beneficiarem desse sistema de tributação simplificado.
Após exame da CAE, a proposta será ainda votada em Plenário.
Valéria Castanho e Simone Franco / repórteres da Agência Senado27/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senadores da CAE podem votar ampliação do Simples Nacional
José Pimentel comemora ampliação do Simples Nacional
Ampliação do Simples Nacional está na pauta do Plenário
Ampliação da composição da CCJ deve ser votada na quinta-feira
Projeto que aumenta beneficiários da tarifa social de energia deve ser analisado pela CDH
Microempreendedor deve entregar Declaração do Simples Nacional nesta terça-feira