Ana Amélia alerta para impacto econômico da incidência de doenças relacionadas à obesidade



A senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que a obesidade não é só um problema de saúde, é também um problema social e econômico. Ela alertou para o fato de o país terá que enfrentar o impacto econômico da incidência cada vez maior de doenças relacionadas à obesidade, como as cardiovasculares e o diabetes, que são responsáveis por 72% das mortes no Brasil.

A pedido da senadora, a Comissão de Assuntos Sociais discutiu nesta quinta-feira (10) o problema da obesidade, que atinge hoje 10 milhões de brasileiros, de acordo com a Associação Médica Brasileira.

Segundo Ana Amélia, na audiência ficou claro que, se nada mudar no cenário atual, os gastos do governo com as doenças decorrentes da obesidade vão subir bastante nos próximos cinco anos a ponto de  inviabilizar a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde.

- São dados alarmantes que requerem de todos nós uma reação - disse a senadora.

Ana Amélia informou que representantes da Sociedade Médica Brasileira, do Ministério da Saúde e do Conselho Federal dos Nutricionistas presentes à audiência pública devem sugerir, junto com outros especialistas, dentro de 60 dias, mecanismos legislativos que possam ajudar na solução do problema.



10/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


MS libera R$ 15,6 mi para prevenir incidência de doenças

Papaléo Paes chama atenção para o aumento da incidência de doenças sexualmente transmissíveis

Brasil gastou R$ 21 bilhões com doenças relacionadas ao tabaco em 2011

Plano para reduzir doenças crônicas incluirá obesidade em crianças e adolescentes

Marta Suplicy alerta para aumento da incidência de Aids entre os jovens

Paulo Paim alerta para os riscos da obesidade infantil