Paulo Paim alerta para os riscos da obesidade infantil
O senador Paulo Paim (PT-RS) disse que o país precisa conter o avanço da obesidade infantil e as doenças crônicas decorrentes de uma dieta inadequada, como diabetes e hipertensão.
Para isso, ele defendeu a aprovação de um projeto de sua autoria, apresentado em 2005, que incentiva a alimentação saudável nas escolas. O projeto proíbe que as cantinas das escolas do ensino básico vendam bebidas com baixo teor nutricional e alimentos que contenham muito açúcar, gordura trans ou saturada ou sal.
A proposta de Paim também determina que o Sistema Único de Saúde desenvolva ações de educação nutricional, de promoção da alimentação saudável e de prevenção e controle de distúrbios nutricionais e de doenças associadas à alimentação.
Paulo Paim explicou que o projeto, em fase final de tramitação, está de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde para promoção da alimentação saudável. Já aprovada pela Comissão de Assuntos Sociais, a proposta está pronta para ser votada pela Comissão de Educação.
- A obesidade infantil já é considerada uma epidemia mundial e, no Brasil, sua prevalência aumentou 50% nos últimos dez anos. Que o nosso povo entenda que a obesidade é o mal do momento e tem que ser combatido - disse o senador.
Paulo Paim explicou que obesidade na infância significa dificuldade para emagrecer mais tarde. Ele contou que um de seus filhos passou por isso: era gordinho quando criança; teve problemas seríssimos por conta disso e precisou fazer redução de estômago. Ele ficou com sequelas e agora, quase seis anos depois, precisar passar por nova cirurgia.
25/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
HC alerta pais para riscos relacionados ao ronco infantil
Paim quer disciplinar venda de alimentos em escolas para combater obesidade infantil
Poupatempo Marília alerta sobre obesidade infantil
Paim alerta para riscos de o Brasil ser afetado pela crise internacional
Paulo Davim alerta sobre riscos da revalidação de diplomas estrangeiros de medicina
Tebet abre simpósio sobre riscos da obesidade