Ana Amélia alerta para urgência de investimentos em infraestrutura
A senadora Ana Amélia (PP-RS) classificou a desindustrialização do Brasil como uma “lamentável e dura realidade”, afirmando que o país perde competitividade por falta de infraestrutura adequada. Em pronunciamento nesta quinta-feira (14), a senadora disse que a infraestrutura, notadamente o setor de transportes, que precisa de recuperação, demanda providências corajosas do governo.
- Pelo segundo ano consecutivo, nossas estradas, portos, ferrovias, hidrovias e aeroportos ficaram entre os últimos lugares do mundo em qualidade, segundo o ranking preparado pelo Fórum Econômico Mundial. Países como México, China, Turquia, Chile e África do Sul deixaram o Brasil para trás – afirmou.
Ana Amélia citou o ex-diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que afirmou que o Brasil está diante de um “apagão logístico”. A senadora lamentou a falta de prioridade para a melhoria das estradas, das quais pouco mais de 15% são pavimentadas, e apresentou estatísticas que apontam que as ferrovias transportam um quarto das cargas no Brasil – menor índice entre os países de dimensões continentais.
- É preciso duplicar a extensão da malha ferroviária para atender o crescimento das exportações brasileiras de minérios e grãos e oferecer uma alternativa inteligente para desafogar as nossas rodovias - disse.
Argumentando que “chegamos ao limite da gambiarra”, Ana Amélia também pediu atenção aos portos e hidrovias, e manifestou temor de que os aeroportos brasileiros não estejam capacitados para receber grandes eventos como a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.
Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) apoiou a ampliação dos investimentos em infraestrutura, que, em sua opinião, devem atingir 25% do Produto Interno Bruto (PIB).
Copa do Mundo
Ana Amélia mencionou informações do jornal O Estado de S. Paulo sobre o atraso nas obras para a Copa do Mundo de 2014. De acordo com a notícia, o governo admite que estão concluídas apenas 5% das obras para o evento, incluindo estádios, mobilidade urbana e infraestrutura, enquanto 41% dos trabalhos ainda não começaram.
- Talvez tenhamos levado muito tempo só comemorando e não nos preparando para arrumar a casa e evitar os atropelos que agora estamos vendo – lamentou.
A parlamentar lembrou que falta apenas um ano para o início da Copa das Confederações, competição que serve como prévia da Copa do Mundo.
Suinocultura
A senadora também mencionou o encontro, na manhã desta quinta-feira, de representantes da Comissão de Infraestrutura (CI) com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Na ocasião, os parlamentares pediram o apoio do governo para os criadores de suínos, especialmente nos três estados do Sul, que estão indo à falência.
- Se medidas emergenciais não forem tomadas em 30 dias, haverá uma quebradeira de milhares de pequenos e médios criadores - alertou.
14/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia alerta para insuficiência da infraestrutura de transporte do país
Ana Amélia: ‘Brasil precisa de choque de investimentos em infraestrutura’
Neuto de Conto alerta para necessidade de investimentos em infraestrutura energética
Brasil precisa priorizar investimentos em infraestrutura, saúde e educação, alerta Papaléo
Ana Amélia reclama da falta de infraestrutura para o agronegócio
Ana Amélia pede urgência para nova lei de distribuição do FPE