Ana Amélia: ‘Brasil precisa de choque de investimentos em infraestrutura’



A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobrou, nesta segunda-feira (6), mais investimentos do governo na infraestrutura do país. Ela disse que as iniciativas que o governo vem apresentando, como a redução do IPI para setores específicos, são positivas, mas têm pouco alcance e duração.

- Ferrovias, estradas, portos e aeroportos são as veias de um país. Por essas veias passam população, passam a produção de grãos, entram e saem produtos importantes para que a máquina produtiva caminhe, ande, de forma azeitada – disse.

Ana Amélia afirmou que o governo precisa acabar o que se chama o risco de apagão logístico. A senadora destacou que o Brasil ainda “se arrasta” quando se fala de portos, rodovias e sistema de armazenamento. Ela alertou que já está previsto inclusive a falta de caminhões para distribuir a produção agrícola.

- Parece que o Brasil não está preparado para suportar aumento de produção. De um lado, produtores rurais prontos para aumentar o plantio, de outro estradas cheias de buracos, portos com serviços caros e obsoletos, e ferrovias com extensão ainda não suficiente para cruzar o país – ressaltou.

Ana Amélia defendeu ainda, em nome da Associação Comercial de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, municípios gaúchos, a aprovação do PLS 198/2007, que extingue, a partir de junho de 2013, a contribuição do adicional de 10% na multa do FGTS devida pelo empregador quando demite um empregado sem justa causa. Ana Amélia destacou que o objetivo da associação é que haja uma mudança na redação do projeto prevendo uma antecipação desse prazo de extinção.

- Para os empresários a alíquota nacional à multa do FGTS é mais um pesado ônus no caminho da competitividade, no caminho contrário a formalização dos empregos nas empresas de todo o Brasil – explicou.

Segundo Ana Amélia, a mesma Associação Comercial pede a aprovação, no Senado, do PL 8035/2010 que institui o Plano Nacional de Educação, sem que isso represente novos aumentos de carga tributária para a economia brasileira.

- Competitividade também se alcança com o aumento do conhecimento, com o aumento da preparação dos novos profissionais – disse.



06/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil precisa priorizar investimentos em infraestrutura, saúde e educação, alerta Papaléo

Ana Amélia alerta para urgência de investimentos em infraestrutura

Brasil precisa de um choque social na qualidade e abrangência dos serviços públicos, diz Cristovam

Ana Amélia diz que Brasil precisa recuperar competitividade

Brasil precisa investir em infraestrutura, alerta Antonio Russo

Brasil precisa investir em infraestrutura aeroportuária, diz João Vicente Claudino