Neuto de Conto alerta para necessidade de investimentos em infraestrutura energética



O senador Neuto de Conto (PMDB-SC) defendeu em Plenário, nesta quinta-feira (19), a continuidade da execução, mesmo no atual período de crise econômica, das obras de construção de usinas hidrelétricas previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na avaliação do parlamentar, a recuperação da atividade econômica deverá ocorrer em breve no país, tão logo seja superada a situação de aguda desconfiança e pessimismo vigente no mercado. No novo cenário, alertou Neuto de Conto, o aumento da demanda de energia elétrica voltará a pressionar pela expansão da rede de usinas hidrelétricas.

Entre os fatores internos favoráveis para uma retomada rápida do crescimento na economia brasileira, Neuto de Conto apontou a boa estruturação do sistema bancário nacional, o desenvolvimento relevante dos setores primário e terciário da economia, e a razoável diversificação do mercado interno. No front externo, ele citou, como sinais positivos, os resultados obtidos com os pacotes econômicos norte-americanos e chinês.

- O melhor remédio para a crise são os investimentos. Nesse sentido, torna-se duplamente positiva a intenção de levar a cabo as obras de construção das hidrelétricas previstas no PAC - disse ele, elogiando a intenção do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, de aumentar em quase 50% a oferta de energia elétrica no país nos próximos dez anos.

Referindo-se a seu estado, Neuto de Conto enfatizou a necessidade de se iniciar logo a construção da usina hidrelétrica de Itapiranga, localizada na bacia do Uruguai, na fronteira oeste de Santa Catarina com o norte do Rio Grande do Sul.

De acordo com o senador catarinense, os benefícios provindos da construção da usina seriam importantes para toda a região, resultando em novos postos de trabalho, aumento de arrecadação de tributos, distribuição de royalties para os municípios, e implementação de programas de desenvolvimento econômico.



19/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Neuto de Conto alerta para 'a maldição do petróleo'

Neuto de Conto negocia dívida dos agricultores com ministérios e alerta para prejuízos ao plantio

Vital Filho diz confiar em investimentos em infraestrutura energética

Ana Amélia alerta para urgência de investimentos em infraestrutura

Neuto de Conto diz que há muito espaço para o turismo crescer

Neuto de Conto defende planejamento para o Aquífero Guarani