Ana Amélia anuncia criação de grupo para facilitar pesquisas médicas no país
A Comissão de Assuntos Sociais decidiu nesta terça-feira (18) formar um grupo de trabalho, com representantes do setor de pesquisas médicas, para que em 60 dias sejam apresentadas soluções para modernizar o processo de pesquisas clínicas de novos medicamentos.
Foi o que informou em pronunciamento no Plenário a senadora Ana Amélia (PP-RS), que participou do debate na CAS. Ela acrescentou que do grupo de trabalho pode sair também um anteprojeto para uma proposta que estabeleça um marco regulatório para pesquisas clínicas.
A senadora lamentou que os pesquisadores enfrentem problemas de burocracia. Só no ano passado, disse Ana Amélia, 112 estudos que poderiam beneficiar pacientes com câncer e com Aids deixaram de ser feitos no país por limitações burocráticas.
- Enquanto um projeto é avaliado pelas autoridades americanas, britânicas ou francesas em três ou quatro meses, ou um mês na Austrália, no Brasil o prazo médio salta para 10 ou 14 meses. Só depois da aprovação, é feita a convocação de participantes. Isso significa que, mesmo com o envolvimento de relevantes entidades de diversos países, o Brasil fica fora da participação em importantes iniciativas científicas na área da saúde - afirmou a senadora.
18/03/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy anuncia criação de grupo ministerial para traçar plano de defesa nacional
Cecilia Hypolito anuncia criação de grupo de trabalho do Executivo para debater a pesca artesanal
Governo lança site para quem quer participar de pesquisas médicas com humanos
Valmir Amaral sugere grupo de trabalho para facilitar exportações
Walter Pinheiro vai conhecer pesquisas médicas e em comunicações na Europa
Ana Amélia registra criação de banco de dados sobre avanço do consumo de 'crack' em todo o país