Valmir Amaral sugere grupo de trabalho para facilitar exportações
O senador Valmir Amaral (PMDB-DF) sugeriu ao governo federal a formação de um grupo de trabalho com a finalidade específica de analisar e propor medidas para superar os obstáculos que dificultam às empresas brasileiras a exportação de seus produtos. Ele defendeu a implantação de um mutirão nacional para diminuir os excessos da burocracia que atrapalham as exportações.
- Apesar do avanço da legislação e de termos livrado as exportações de alguns tributos que as atazanavam, ainda são muitos os encargos tributários que pesam indevidamente sobre os produtos que nossas empresas vendem no mercado internacional. Basta mencionar os tributos que incidem em cascata, como a CPMF [Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira] e a Cofins [Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social] - afirmou Valmir Amaral.
Na avaliação do senador pelo Distrito Federal, somente as grandes empresas conseguem enfrentar o que ele chamou de -labirinto burocrático- para vender seus produtos no exterior. Ele observou que são muitas as leis, decretos, portarias e normas de vários ministérios que dificultam as exportações.
Valmir Amaral falou ainda das vantagens que o aumento da exportação de mercadorias pode trazer para o Brasil. Ele citou como exemplo o crescimento da eficiência e o domínio de novas tecnologias pelas empresas exportadoras, a geração de empregos no país, maior movimentação da economia e um incremento na arrecadação de impostos pelo governo.
30/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Valmir Amaral sugere implantação do sistema PLC para acesso à Internet
Valmir Amaral sugere subcomissão para o transporte coletivo urbano
Valmir Amaral parabeniza Fibra pelo trabalho para desenvolver o DF
Valmir Amaral sugere tornar crime a distribuição clandestina de água
Valmir Amaral destaca ações contra o trabalho escravo
Valmir Amaral destaca atuação do Ministério Público no combate ao trabalho escravo