Suplicy anuncia criação de grupo ministerial para traçar plano de defesa nacional



A criação de um comitê interministerial, composto pelos ministros da Defesa, Nelson Jobim, e da Secretaria de Ações de Longo Prazo, Roberto Mangabeira Unger, e os três comandantes das Forças Armadas, foi anunciada nesta quinta-feira (6) pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Segundo ele, o comitê tem até o dia 7 de setembro de 2008 para elaborar um plano estratégico de defesa nacional do Brasil, que retome o desenvolvimento tecnológico das Forças Armadas.

Suplicy disse que a iniciativa de criar o comitê foi do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que nomeou o projeto de PAC da Defesa. O senador assinalou que recebeu a visita de Mangabeira Unger e que provavelmente o comitê apresentará definições antes de 2008. Ele sugeriu ao presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que realize uma audiência pública com os integrantes do comitê quando o plano estiver em uma fase avançada.

O senador também parabenizou o ex-ministro da Saúde e cirurgião cardíaco, Adib Jatene, por entrevista concedida ao programa Roda Viva. Nessa entrevista, disse Suplicy, Jatene afirmou ser favorável à prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). A contribuição foi criada a partir de sugestão de Jatene, quando ocupava o Ministério da Saúde.



06/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy pede criação de grupo para implantar a renda básica de cidadania

Ana Amélia anuncia criação de grupo para facilitar pesquisas médicas no país

Suplicy pede criação de grupo de trabalho para instituir renda básica de cidadania

Cecilia Hypolito anuncia criação de grupo de trabalho do Executivo para debater a pesca artesanal

Criado grupo de trabalho para discutir projetos que alteram o Plano Nacional de Viação

Subcomissão reúne-se nesta segunda-feira para traçar plano de trabalho