Ana Amélia assinala início da Festa da Uva, em Caxias do Sul
A senadora Ana Amélia (PP-RS) assinalou a abertura, nesta quinta-feira (16), da 28ª edição da Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul (RS). A festa, realizada desde 1931, vai até 4 de março e, neste ano, comemora os 40 anos da primeira transmissão colorida da televisão brasileira.
A senadora explicou que a Festa da Uva é a celebração do progresso e do desenvolvimento conquistados pelos imigrantes italianos, que chegaram àquela região na segunda metade do século 19. Algumas décadas depois, a região de Caxias já era a maior produtora nacional de uva e de vinho.
- Nos pavilhões da Festa da Uva, o visitante poderá degustar a uva e o vinho, conhecer mais sobre a produção local e aprender sobre a cultura e história da imigração italiana - afirmou a parlamentar, comemorando a presença, no evento, da presidente Dilma Rousseff e do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro.
No mesmo pronunciamento, a representante gaúcha lamentou o aumento de acidentes fatais no Carnaval do ano passado. De acordo com ela, dados da Polícia Rodoviária Federal apontam 213 mortos, um acréscimo de 50% em relação ao Carnaval passado. O número de feridos chegou a 2.441 feridos, ou 27,4% de aumento; e os acidentes de trânsito somaram 4.165, ou 28,7% a mais do que em 2010.
- De nada adianta termos desenvolvimento econômico, sermos a sexta economia do mundo, realizarmos Copa do Mundo e Olimpíadas, se continuarmos a ser um país onde a insegurança é uma característica intrínseca, causada não apenas pela ausência do Estado, mas principalmente pelo comportamento irresponsável e alguns brasileiros - afirmou a parlamentar, pedindo aos motoristas mais cuidado neste Carnaval.
15/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Começa a Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul (RS)
ACM RECEBE RAINHA DA FESTA DA UVA DE CAXIAS
Festa da Uva incentiva produção do fruto em Caxias do Sul (RS)
Paulo Paim destaca Festa da Uva de Caxias do Sul
Paulo Paim registra realização da 28ª Festa da Uva em Caxias do Sul
Constituinte de 1823 assinala o início do Legislativo