Começa a Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul (RS)



“A Festa da Uva convida. Vem gente de todo lugar. A festa é o palco da vida. Juntos vamos celebrar”. Com o tema “Na alegria da diversidade” a 30ª edição da Festa Nacional da Uva começa nesta quinta-feira (20), em Caxias do Sul (RS). A presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, participam da abertura do evento. 

A tradicional Festa da Uva, que começou em 1931 com um pequeno espaço de exposição de uvas e produtos coloniais em Caxias do Sul, conta, este ano, com novidades levadas pelo MDA. “Nesta Festa da Uva o Governo Federal reafirma o seu compromisso com o setor vitivinícola e os agricultores familiares”, afirma o ministro Pepe Vargas.

Conforme o ministro, a viticultura tem enorme importância econômica e social para o País e, principalmente, no Rio Grande do Sul, em particular na região da Serra. “Há 32 mil estabelecimentos rurais no Brasil nos quais a cultura da uva é significativa no valor da produção, 21 mil destes estão no Rio Grande do Sul. E 83% deles são pequenas propriedades, tipificadas na lei como de agricultores familiares”, explica Pepe Vargas.

Nesta edição o MDA leva, pela primeira vez, agricultores familiares de outras regiões do País ao evento. Serão 83 empreendimentos, sendo 68 do Rio Grande do Sul e 15 de outras regiões. As 68 agroindústrias gaúchas ocuparão um espaço de 739 m² e vão expor produtos desde o artesanato, como cestas, chapéus e peças decorativas, até alimentos, como rapadura, geleias, sucos, queijos e salames, entre outros. 

As peças artesanais feitas com matéria-prima da rica biodiversidade brasileira ganham espaço este ano. É o Talentos do Brasil Moda, que também estará presente na festa numa área de 90 m². Já o Talentos do Brasil Rural terá três estandes de 9 m², cada um.

Talentos do Brasil

Participarão do evento 12 grupos produtivos do Talentos do Brasil Moda e três agroindústrias do Talentos do Brasil Rural. Os estandes, com montagem diferenciada, valorizam a diversidade dos produtos e o uso sustentável da matéria-prima. Já as agroindústrias mostrarão alimentos característicos dos biomas Caatinga (cooperativa Coopercuc), Amazônia (Cooperacre) e a cadeia do café (Coopfam - café gourmet).

Além da tradicional participação dos agricultores, o evento, que ocorre de dois em dois anos, conta com exposições de caminhões, ônibus e tratores que são produzidos por empresas gaúchas. O estande do Mais Alimentos será responsável pela exibição de novas tecnologias de quatro empresas associadas ao programa. Haverá um trator para parreiras, especifico para a cultura da uva; e uma carreta agrícola motorizada específica para o transporte de pequenos volumes de hortifrúti, entre outros.

Da área total do MDA na feira, o Mais Alimentos ocupará 180 m², no pavilhão principal do evento. A missão principal do programa na festa é a de orientar o agricultor familiar a acessar o credito do Pronaf Mais Alimentos.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



20/02/2014 14:33


Artigos Relacionados


ACM RECEBE RAINHA DA FESTA DA UVA DE CAXIAS

Festa da Uva incentiva produção do fruto em Caxias do Sul (RS)

Ana Amélia assinala início da Festa da Uva, em Caxias do Sul

Paulo Paim destaca Festa da Uva de Caxias do Sul

Paulo Paim registra realização da 28ª Festa da Uva em Caxias do Sul

Tuma enaltece Duque de Caxias como herói da história nacional