Ana Amélia cobra apoio a suinocultores



A senadora Ana Amélia (PP-RS) cobra do governo federal providências para evitar que a suinocultura brasileira volte a conviver este ano com o mesmo quadro de crise enfrentado no ano passado. Ela afirmou, nesta sexta-feira (1), que os produtores podem ser obrigados a abandonar suas atividades, pois ainda se encontram pressionados pela defasagem de preços e aumento dos custos de produção.

– Esta vem sendo considerada a maior crise de todos os tempos – comentou.

A senadora lembrou que no ano passado foram negociadas medidas de apoio com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que possibilitaram a sobrevivência do setor. Porém, advertiu Ana Amélia, a crise ainda é “critica”, com um produtor recebendo entre cinco e dez centavos de real por quilo de carne. Segundo ela, trata-se de uma “margem insustentável”, muito inferior ao assegurado pela produção bebidas, refrigerantes, doces e até água mineral.

– A pergunta que faço é a seguinte: qual a motivação para o setor para continuar a investir e produzir? – reforçou.

Ana Amélia explicou que no caso do distrito de Ana Rech, no município de Caxias do Sul, a 130 quilômetros de Porto Alegre, os produtores ainda enfrentam incertezas adicionais depois de recente decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Isso porque o órgão vetou a compra do frigorífico local Dousx Frango Sul pela BRF Brasil Foods, que já vinha operando a unidade desde 2011 e também garantindo a absorção da produção suína para abate. O problema agora é manutenção da unidade em funcionamento.

– Não discuto o mérito da decisão, pois cabe ao Cade a obrigação de proteger a livre iniciativa, mas preocupo-me com as suas consequências – ressaltou.

A senadora informou que os produtores locais são responsáveis por um rebanho de mais de 33 mil cabeças de suínos, com abate diário que supera três mil animais. A carne é consumida no mercado nacional e também exportada, estando a Rússia entre os principais destinos.



01/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner pede apoio aos suinocultores

Senadores por Santa Catarina pedem apoio para suinocultores

Ana Amélia cobra estímulo ao uso eficiente de energia

Ana Amélia cobra investimentos em telefonia no interior do Brasil

Ana Amélia cobra reajuste de tabelas para laboratórios

Ana Amélia cobra investimentos no serviço de fornecimento de energia