Ana Amélia cobra investimentos no serviço de fornecimento de energia
A senadora Ana Amélia (PP-RS) chamou atenção nesta quinta-feira (13) para os repetidos apagões de energia elétrica ocorridos em seu estado, o Rio Grande do Sul, nos últimos dias. Em pronunciamento em Plenário, a senadora reforçou a importância de investimentos no setor e da aprovação, pelo Senado Federal, da Medida Provisória 579/2012, que reduz a tarifa de energia elétrica.
A senadora relatou que a população gaúcha viveu na última quarta-feira (12) um dia de indignação contra o sistema de fornecimento de energia elétrica do estado, com protestos, ruas interrompidas, escolas sem aula e pessoas deixando suas casas para se hospedar em hotéis. Faltaram luz, água, telefone e internet. O maior problema, disse, é que não foi a primeira vez que os serviços foram interrompidos. O cenário estaria se repetindo sempre que chove no estado.
A boa notícia, destacou Ana Amélia, é que o Ministério de Minas e Energia vai reativar a termoelétrica de Uruguaiana. A partir de janeiro de 2013, haverá o comissionamento para o funcionamento de uma das quatro turbinas da termoelétrica, produzindo, em uma fase experimental, 164 megawatts, de um total instalado de 630 megawatts, quando as quatro turbinas estiverem em operação. A informação foi dada à senadora pelo secretário-executivo do ministério, Márcio Zimmermann, em audiência no Senado, feita a seu pedido.
- Essa é uma boa notícia porque poderá mitigar os problemas graves da falta de investimento e da infraestrutura no fornecimento de energia e, talvez, da manutenção das linhas que provocam essas frequentes faltas de energia, prejudicando toda a economia do estado, a vida do cidadão, a mobilidade das pessoas – comemorou, agradecendo a Zimermann pela atenção com o Rio Grande do Sul.
Ana Amélia acrescentou também que o Senado aprovou mais dois empréstimos à Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul para investimentos no serviço e também para preparação do estado para a Copa do Mundo de 2014. Ela é autora de alguns projetos de eficiência energética para o comércio, a indústria, para racionalizar o uso da energia e para permitir um compartilhamento maior dos benefícios.
A senadora concluiu ressaltando a importância de, na próxima semana, o Senado aprovar a MP 579/2012. A matéria, que tem o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu emenda de sua autoria incluindo as permissionárias, antigas cooperativas de eletrificação rural, entre as potenciais recebedoras das quotas de energia das hidrelétricas prorrogadas, como determina a MP.
13/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia cobra estímulo ao uso eficiente de energia
Ana Amélia cobra investimentos em telefonia no interior do Brasil
Ana Amélia cobra debate responsável sobre MP da energia elétrica
Ana Amélia cobra do governo mais atenção aos produtores alternativos de energia
Companhia Paranaense de Energia vai investir R$ 486 milhões para reforçar sistemas de fornecimento de energia
Mix de fornecimento de energia