Ana Amélia cobra investimentos em telefonia no interior do Brasil



A senadora Ana Amélia (PP-RS) reclamou, nesta quarta-feira (13), investimentos em telefonia para atender o campo e conectá-lo aos avanços tecnológicos. Ana Amélia afirmou que as comunidades que vivem no interior do Brasil estão isoladas e destacou que essas pessoas têm o direito de contar com o serviço de telefonia e que a Anatel precisa fiscalizar a implementação desse serviço.

- Não podemos admitir que pessoas, que vivem no campo, fiquem isoladas com a falta de sinal nos telefones celulares ou de acesso a internet e, por consequência, vivam com dificuldades para se comunicar ou pedir socorro nas estradas – apontou.

A senadora observou que as empresas preferem garantir serviços que vão gerar maior lucro, nas grandes cidades brasileiras. Ela lembrou que a Anatel não conseguiu vender a banda larga rural em leilão realizado nesta semana. A autarquia arrecadou R$ 2,5 bilhões com a venda do sistema 4G, que é um novo serviço de banda larga, e como nenhuma das seis concorrentes apresentou oferta para o serviço de banda larga rural, as empresas terão que investir no serviço para a região rural por força do edital.

Ana Amélia lembrou o caso do caminhoneiro gaúcho Renato Varela, que transportava laranjas pelo interior do Paraná, sofreu um acidente no início do mês de junho e não conseguiu pedir socorro porque o celular ficou sem sinal. Ele passou quatro dias preso às ferragens, junto a um rio, e sobreviveu graças às laranjas que pôde alcançar.

- Não é possível admitir que as empresas de telefonia invistam apenas nos mercados considerados mais lucrativos – argumentou.

Aerus

A senadora Ana Amélia voltou a defender os aposentados do Aerus/Varig, que dependem de decisão do Supremo Tribunal Federal. A senadora destacou que muitas dessas pessoas já morreram sem ver resgatado um direito líquido e certo que tinham em relação a uma aposentadoria complementar.

- É uma situação de tragédia humana, em que a sensibilidade das autoridades do Poder Federal deveria ser um pouco mais visível na solução desse problema, que se arrasta há pelo menos seis anos - lamentou.



13/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia pede melhoria dos serviços de telefonia no interior do Rio Grande do Sul

Azeredo pede investimentos em telefonia celular no interior do país

Azeredo pede investimentos em telefonia celular no interior do país

Ana Amélia cobra investimentos no serviço de fornecimento de energia

Ana Amélia: ‘Brasil precisa de choque de investimentos em infraestrutura’

Dornelles cobra do governo política de investimentos e redução do custo Brasil