Ana Amélia cobra do governo medidas para garantir competitividade do setor agropecuário



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu nesta segunda-feira (4) a adoção de medidas para garantir a competitividade dos produtores brasileiros. Segundo a senadora, o governo reduz impostos para o setor automotivo, mas se esquece do setor rural, responsável por mais de 30 milhões de empregos. Como exemplo dos problemas enfrentados no campo, Ana Amélia citou o caso dos produtores de suínos, especialmente no Sul do país.

- O exemplo dos produtores de suínos, que em menos de dois meses podem ver várias propriedades fechadas, precisa servir de alerta para que o governo abra canais de diálogo e encontre soluções duradouras para o custo Brasil.

A senadora afirmou ter recebido relatos de empresários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde produtores independentes estão prontos para decretar falência em razão dos graves problemas financeiros. A queda nas exportações, principalmente para a Rússia e a Argentina, é apontada como causa da crise no setor.

Para Ana Amélia, o setor agropecuário perde competitividade pelos mesmos motivos que indústria de manufaturados, e, por isso, merece o mesmo tratamento por parte do governo. Além da queda peso da folha salarial e da redução no custo da energia elétrica, a senadora aponta como necessidade o investimento em infraestrutura de transportes.

- Volto a afirmar que medidas pontuais como redução de impostos não vão resolver os problemas de competitividade. Viver de apagar incêndios não vai evitar um desastre maior: a extinção de empresas, principalmente as de economia familiar, um setor que garante a sustentabilidade no campo.

Pensão

Ana Amélia também voltou a fazer um apelo em favor dos aposentados da Varig. O Aerus, fundo de pensão de que faziam parte, foi liquidado, com a crise da companhia aérea. A senadora relatou dificuldade de viúvas para receber a pensão a que teriam direito por problemas burocráticos.



04/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


JÚLIO COBRA MEDIDAS EM DEFESA DO SETOR AGROPECUÁRIO

Ana Amélia defende ajuda ao setor agropecuário

BNDES defende investimentos em inovação na indústria para garantir competitividade no setor

Paulo Paim cobra medidas em favor da competitividade da indústria têxtil

Pacote do governo não resolve problema de competitividade da indústria, diz Ana Amélia

Goellner cobra medidas urgentes para setor agrícola