Pacote do governo não resolve problema de competitividade da indústria, diz Ana Amélia



A senadora Ana Amélia afirmou nesta quarta-feira (4) que o pacote de medidas anunciado pelo governo para estimular a indústria é uma reforma apenas “na fachada do prédio” e que a estrutura continua nas mesmas condições precárias. Para a senadora, se a intenção era atender alguns setores, o governo conseguiu, mas o problema da competitividade da indústria não será resolvido com as medidas, que integram a segunda etapa do Plano Brasil Maior.

– A verdade é que o governo dá com uma mão e tira com a outra. É o cobertor curto que cobre cabeça deixando os pés de fora, pois a redução de impostos para setores da economia será compensada com mais cobrança de impostos – criticou.

Apesar de reconhecer o esforço da presidente Dilma Roussef, a senadora disse considerar que ações pontuais não são suficientes, já que os problemas estruturais do setor produtivo permanecem. As medidas anunciadas na terça-feira, segundo Ana Amélia, deixaram de fora a questão cambial e os gargalos de infraestrutura, como o custo da energia elétrica e as más condições das estradas.

– Somente as reformas tributária e trabalhista e uma reviravolta nos investimentos para a infraestrutura do país vão dar ao setor produtivo regras mais claras e constantes e garantir a competitividade dos produtos brasileiros nos mercados interno e externo.

Vinho

Ana Amélia afirmou que a discussão de salvaguardas e o aumento de impostos sobre o vinho estrangeiro não solucionarão o problema dos vinicultores brasileiros, que sofrem com a carga tributária. A senadora disse acreditar que, para o setor, são necessárias reformas mais profundas.

– Se o governo brasileiro reduzir a carga tributária, o vinho ganha competitividade. Nem precisa fazer salvaguarda. Pode entrar o vinho que quiser, para o consumidor ter liberdade de escolha do vinho que quiser tomar. Essa é uma questão apenas de inteligência – disse Ana Amélia, que também criticou o boicote de donos de restaurantes aos vinhos brasileiros.



04/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia comemora anúncio de pacote para estimular a indústria

Ana Amélia cobra do governo medidas para garantir competitividade do setor agropecuário

SENADO RESOLVE PROBLEMA DE 50 MIL MORADORES DE GUARARAPES

Flexa Ribeiro: Pacote para prefeituras 'alivia, mas não resolve'

Pacote do governo tenta reverter trajetória de queda da indústria

Anibal Diniz destaca pacote do governo de incentivo à indústria nacional