Ana Amélia comemora 131 anos de sua cidade natal no Rio Grande do Sul



Os 131 anos do município de Lagoa Vermelha, no nordeste do Rio Grande do Sul, comemorados nesta quinta-feira, 10 de maio, foram registrados em Plenário pela senadora Ana Amélia (PP-RS). Nascida na cidade, a senadora garantiu que é de lá o melhor churrasco não só do Brasil, mas de todo o mundo.

- Há mais de um século os habitantes do nordeste do estado, seja na área rural ou urbana, conquistam transformações e avanços em vários setores da economia e também na área social. A união das lideranças políticas, sociais e culturais leva a cidade hoje a ocupar um lugar de destaque nas áreas de agropecuária e, sobretudo, do setor moveleiro – afirmou.

A senadora destacou ainda a Festa Nacional do Churrasco, que a cidade promove anualmente, e que terá sua décima edição de 23 a 27 de janeiro do ano que vem. O evento é realizado juntamente com o Rodeio Internacional e o Rodeio Crioulo Nacional.

Dia das Mães

Ana Amélia aproveitou o pronunciamento para antecipar “um abraço especial” às mães do Brasil. Em homenagem à data, a ser comemorada no domingo, 13 de maio, a senadora alertou para uma campanha mundial, divulgada pelas redes sociais, revelando que 300 mil mulheres morrem, todos os anos, no mundo, por complicações durante a gravidez e no parto.

O Brasil, lamentou a senadora, registra mais de mil mortes a cada ano e está entre os países com maior índice de mortalidade materna. Hoje são 68 mil mortes para cada 100 mil nascidos vivos. A meta das Nações Unidas é chegar a 35 mortes para cada 100 mil até o ano de 2015. Entre as razões dos altos índices de mortalidade estão problemas como hipertensão na gravidez, que poderiam ser controlados com o pré-natal e o parto assistido.

- Investir na saúde da mulher, todos nós sabemos, é investir na saúde da família - defendeu.



10/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cidade de Natal completa 414 anos

Inácio Arruda comemora 10 anos do Estatuto da Cidade

Casa das Rosas comemora 459 anos da cidade de São Paulo com poesia

Caminhada pelo centro da cidade comemora 30 anos do Seade

Ana Amélia comemora seis anos de criação da Lei Maria da Penha

Poupatempo: Exposição no posto de Ribeirão Preto comemora 150 anos da cidade