Ana Amélia comemora aprovação, por duas comissões, do projeto no novo Código Florestal




A senadora Ana Amélia (PP-RS) comemorou, em discurso no Plenário nesta terça-feira (8), a aprovação do projeto do novo Código Florestal (PLC 30/2011) em sessão conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), com apenas um voto contrário.

A senadora considerou a sessão "democrática e valiosa" e elogiou o "comando equilibrado" dos presidentes de ambas as comissões, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), da CCT, e Acir Gurgacz (PDT-RO), da CRA, e também a participação do presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF).

- Fala-se muito em contencioso entre os produtores rurais e ambientalistas. Não é nada disso. O projeto é importante para todos os brasileiros. É o interesse nacional que está prevalecendo - ponderou.

Para ilustrar a importância da aprovação da proposta, Ana Amélia citou dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) segundo a qual dos 5,2 milhões de famílias de produtores rurais, 3,7 milhões têm renda bruta de 0,4 salários mínimos mensais ou 4,8 salários mínimos anuais.

Ana Amélia citou declaração do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para quem o Brasil é "a maior plataforma continental de produção agrícola", necessitando apenas recuperar pastagens degradadas e investir em tecnologia e melhoramento genético.

A senadora disse que é preciso compatibilizar crescimento econômico com sustentabilidade e, para isso, os produtores rurais necessitam da segurança jurídica necessária que os parlamentares devem lhes dar.

Congresso em Foco

Ana Amélia agradeceu o prêmio recebido por sua atuação parlamentar, especialmente em defesa do municipalismo, do site Congresso em Foco, que, a partir de pesquisa junto aos jornalistas que atuam no meio político, premia os parlamentares mais influentes a cada ano no Congresso Nacional.

A senadora agradeceu especialmente aos jornalistas Rudofo Lago e Sylvio Costa, este fundador e diretor da publicação, pelo estímulo a sua atuação em defesa do municipalismo e também cumprimentou os senadores Pedro Simon (PMDB) e Paulo Paim (PT), da bancada gaúcha, igualmente agraciados com o prêmio, além do deputado gaúcho, colega de partido e amigo, Luiz Carlos Heinze. Ana Amélia também agradeceu a seu marido, falecido neste ano, que, conforme disse, sempre foi sua inspiração.

Ana Amélia agradeceu também de forma especial aos seus eleitores, aos demais colegas jornalistas, ressaltando a importância da democracia e da liberdade de expressão; aos assessores, "equipe zelosa", que a acompanha em jornadas que se estendem por até 12 ou 16 horas.



08/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia comemora aprovação de Código Florestal na Câmara

Ana Amélia pede aprovação do novo Código Florestal

Sérgio Souza comemora aprovação do Código Florestal em comissões do Senado

Ângela Portela comemora um ano da aprovação do novo Código Florestal

Comissões analisam 20 emendas ao projeto do novo Código Florestal

Sérgio Souza comemora aprovação do projeto do Código Florestal pela CMA