Ana Amélia defende ações para fortalecer inovação na agricultura



A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou nesta quinta-feira (8) que tanto o setor privado quanto o setor público precisam adotar ações para a tornar a agricultura brasileira mais inovadora e mais competitiva. Para ela, essa é uma maneira de evitar que a agricultura fique refém da concentração do mercado e de políticas pouco consistentes.

- É preciso, portanto, usar o elevado grau de investimento e de inovação das grandes empresas, inclusive das multinacionais, a favor do desenvolvimento da nossa produção de alimentos, com o apoio do governo – defendeu.

A senadora afirmou que a pesquisa e a extensão rural, em conjunto, possibilitam ao produtor a diminuição da dependência de produtos importados. Ela lembrou o fato de que a valorização do dólar, apesar de aumentar a remuneração do setor agrícola exportador, afeta os custos de produção agrícola. Como exemplo, citou os fertilizantes e defensivos, que vêm de fora do país.

- Esses produtos são, em sua maior parte, importados. Dólar caro, portanto, significa também aumento do custo de produção para esses produtores rurais - lembrou.

Médicos

A senadora também apoiou reivindicações  dos médicos, como a derrubada dos vetos da presidente Dilma Rousseff à Lei do Ato Médico. A lei, que dispõe sobre o exercício da medicina, entrou em vigor sem dispositivos como os que restringiam aos médicos tarefas como a de aplicar injeções e indicar o uso de órteses e próteses.

A senadora também defendeu aperfeiçoamentos na Medida Provisória (MP) 621/2013, que institui o programa Mais Médicos e elogiou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/2011, que permite aos médicos militares atenderem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A senadora, no entanto, afirmou que é preciso cuidado para não prejudicar o atendimento aos militares.

- Não adianta a gente tirar o médico militar para atender o civil e desatender, ou desassistir, sob o ponto de vista de saúde, a clientela da família militar brasileira - alertou.



08/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia defende ações de prevenção contra uso de crack

Governo realiza ações para fortalecer Conselhos Tutelares

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

Reunião debate ações para fortalecer cadeia produtiva do arroz

Juiz sugere fundo para fortalecer ações em defesa do consumidor