Governo realiza ações para fortalecer Conselhos Tutelares
Na próxima segunda-feira (14), a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), fará a entrega de conjuntos de equipagem para 1.000 conselhos tutelares de todo o País. Esses conjuntos são formados por um veículo, cinco computadores, uma impressora um bebedouro e um refrigerador. O investimento total nesse programa é de R$ 54,3 milhões.
A fim de fortalecer a ação dos Conselhos Tutelares, presentes em 99% do território nacional, o governo faz a distribuição dos conjuntos de equipamentos, oferecendo estrutura para que os possam proteger os direitos das crianças. Com esse mesmo objetivo, o governo criou o programa de Escolas de Conselhos Tutelares, presente em 18 estados da federação, que oferece cursos de capacitação e qualificação.
Foi iniciado ainda, o projeto de Conselhos Tutelares de Referência, com a meta de construir uma unidade padrão em cada capital, ao custo de R$ 600 mil por edifício. Com isso, o País caminha para atender as demandas da área do Programa Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3) e a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), garantindo a convivência familiar e comunitária de todas as crianças e adolescentes.
Denúncias
O Disque Direitos Humanos – Disque 100, serviço de utilidade pública da SDH/PR, que recebe denúncias de violações de todo o País, sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo casos que envolvam crianças e adolescentes. Criado há dez anos, o Disque 100 já recebeu mais de 400 mil denúncias, sendo que desde 2011 o serviço faz o registro, encaminhamento e monitoramento de todos os casos.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
11/10/2013 21:03
Artigos Relacionados
Governo anuncia Central de Apoio para conselhos tutelares
Governo quer conselhos tutelares funcionando 24h em cidades-sede da Copa
Um dia para homenagear conselhos tutelares
Lúcia Vânia pede mais atenção para os Conselhos Tutelares
Acatado na CCJ projeto que cria telefone exclusivo para conselhos tutelares
Ministra defende formação de conselhos tutelares para proteger crianças em megaeventos