Ana Amélia defende afastamento de chefes do Executivo candidatos a reeleição
A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (19), a aprovação de proposta de emenda à Constituição (PEC 48/2012) de sua autoria, que estabelece o afastamento do cargo de chefes do Executivo que se candidatarem à reeleição.
A proposta altera o parágrafo 5º, do artigo 14 da Constituição, determinando que presidentes da Republica, governadores e prefeitos candidatos à reeleição se licenciem de seus respectivos cargos nos quatro meses anteriores ao pleito.
Na opinião de Ana Amélia, a alteração é fundamental para evitar que os titulares de cargos de chefe do Executivo, candidatos à reeleição, sejam beneficiados pelo uso da máquina pública durante o período eleitoral.
No caso de eleições municipais, por exemplo, disse a senadora, quando um prefeito disputa uma eleição mantendo-se no cargo, cria uma condição privilegiada que torna a disputa desequilibrada, desleal e injusta.
— O prefeito que está no cargo e disputa a reeleição pode praticamente tudo – disse a senadora, frisando que, quando governantes fazem uso das instituições públicas, na tentativa de se reelegerem, ocorre uma concorrência injusta e uma competição desequilibrada em relação àqueles que não têm o mando, o poder do cargo executivo, nem a caneta na mão.
A PEC 48/2012 encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aguardando a designação de relator.
No mesmo pronunciamento, a senadora gaúcha comunicou a ocorrência de estragos em várias cidades de seu estado causados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
19/09/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia defende afastamento do cargo para candidatos à reeleição
PEC exige licença de chefes do Poder Executivo candidatos à reeleição
Para Ana Amélia, candidatos à reeleição devem deixar cargos no Executivo
PEC que exige licença para chefes do Executivo que tentam reeleição é aprovada na CCJ
CCJ aprova exigência de renúncia para chefes do Executivo tentarem reeleição
Suplicy propõe afastamento do cargo de candidatos à reeleição