Ana Amélia defende afastamento do cargo para candidatos à reeleição



A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu proposta de emenda à Constituição de sua autoria que prevê o afastamento do cargo para os chefes do Poder Executivo que venham a disputar a reeleição. A PEC 48/2012 estará na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nesta quarta-feira (20).

Na visão de Ana Amélia, a possibilidade de disputar a reeleição, com o candidato ainda ocupando o cargo no Executivo, cria um desequilíbrio danoso ao processo eleitoral. A senadora acrescenta que sua proposta vai diminuir o uso da máquina pública e colaborar com o avanço da democracia, ao exigir o afastamento de prefeitos, governadores e presidente da República que buscam a reeleição.

A proposta inicial prevê o afastamento por quatro meses antes do pleito, como forma de evitar o desequilíbrio no processo eleitoral e o uso indevido e inadequado da máquina pública para fins eleitorais – argumentou a senadora.

O senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), relator da proposta, já se manifestou a favor. No entanto, apresentou uma emenda para diminuir o prazo de afastamento, que deveria ocorrer a partir de 5 de julho, limite para o registro de candidaturas. A mudança, dessa forma, pode diminuir o afastamento de quatro para pouco menos de três meses.



18/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia defende afastamento de chefes do Executivo candidatos a reeleição

Suplicy propõe afastamento do cargo de candidatos à reeleição

CCJ aprova afastamento de presidente, governador e prefeito candidatos à reeleição

Wilson Santiago quer afastamento obrigatório de candidatos à reeleição

Para Ana Amélia, candidatos à reeleição devem deixar cargos no Executivo

Candidatos à reeleição no Poder Executivo poderão ter de se afastar do cargo