Ana Amélia defende ampliação do ingresso de mestres e doutores nas universidades
Em pronunciamento nesta terça-feira (23), a senadora Ana Amélia (PP-RS) adiantou que ainda nesta semana deve apresentar seu relatório, com voto favorável, ao PLS 123/2013, que estabelece a exigência mínima de titulação em nível de pós-graduação para ingresso na carreira de magistério superior. De autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), a proposta tramita na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
- A educação pública brasileira precisa se modernizar se quiser desenvolver talentos e capacitar profissionais para os desafios sociais, políticos e econômicos do país. Regras claras para os concursos públicos que selecionam professores para a carreira de magistério superior são muito importantes e indispensáveis para permitir esses avanços - afirmou a senadora.
Ana Amélia disse ser favorável à ampliação da presença de mestres e doutores nas universidades públicas, como forma de melhorar a qualidade do ensino superior. Atualmente, o artigo 8º da Lei 12.772/2012 impede que as universidades exijam, nos editais de concurso para professores, títulos de mestrado ou doutorado. Só graduados, de acordo com a legislação atual, podem ingressar no quadro de docentes dessas instituições.
- O próprio governo federal já considerou falhas nessa legislação. Portanto, uma correção é necessária, sobretudo considerando o aumento do número de mestres e doutores em nosso país - ressaltou.
Entre 1996 e 2011, disse Ana Amélia, o número de mestres passou de 10.389 para 42.830, um aumento de mais de 331,7%, segundo dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, organização não governamental que atua em projetos de desenvolvimento científico.
23/04/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio quer mais mestres e doutores nas universidades
CE deve votar aumento na porcentagem de mestres e doutores nas universidades
MESTRINHO DEFENDE MAIS INVESTIMENTOS NA FORMAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES
Chamada pública seleciona 11 mestres e doutores
Brasil dobra número de mestres e doutores em dez anos
Policiais civis e militares se formam mestres e doutores