Ana Amélia destaca manifestações contra a corrupção
A senadora Ana Amélia (PP-RS) assinalou as manifestações contra a corrupção em diversas capitais brasileiras, arregimentadas por redes sociais na internet. Ela destacou o movimento em Brasília, que teria reunido 20 mil pessoas.
As principais bandeiras do movimento, frisou a senadora, foram a aplicação da Lei da Ficha Limpa e o fim das votações secretas no Congresso Nacional.
A parlamentar apontou uma "omissão histórica" do Congresso Nacional no combate à corrupção. Lembrou que a Lei da Ficha Limpa somente foi aprovada após forte pressão popular e relatou dificuldades na tramitação de projetos que visam acabar com o voto secreto na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
A Câmara, informou, chegou a aprovar em primeiro turno, em 2006, uma emenda constitucional que extinguia o voto secreto, mas ela nunca foi votada em segundo turno. No Senado, proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em 2007, mas jamais foi votada em Plenário, informou Ana Amélia.
Ana Amélia disse que admite o voto secreto apenas nas votações de indicados para compor o Supremo Tribunal Federal (STF) e de vetos presidenciais.
A senadora destacou ainda repercussões do movimento contra a corrupção na sociedade civil. Citou dom Raymundo Damasceno Assis, arcebispo de Aparecida do Norte (SP) e presidente da Conferência da Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que incentivou o acompanhamento das ações dos homens públicos pela população durante missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, no dia dedicado a esta, feriado nacional; e a declaração do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, (OAB), Ophir Cavalcanti, que enfatizou o papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) como instrumento de combate à corrupção no âmbito do Poder Judiciário.
13/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rodrigo Rollemberg destaca manifestações da sociedade contra a corrupção
Ana Amélia destaca propostas contra corrupção
Pedro Simon elogia manifestações populares contra a corrupção
'É possível, sim, mudar este país, diz Mozarildo sobre manifestações contra a corrupção
Ana Amélia espera posição firme do Supremo contra corrupção
Ana Amélia ressalta importância de frente parlamentar contra corrupção