Ana Amélia espera posição firme do Supremo contra corrupção
A senadora Ana Amélia (PP-RS) espera que o Supremo Tribunal Federal (STF) seja firme no combate à corrupção e não aceite os recursos apresentados pelos réus do processo do mensalão, para realização de novo julgamento nos casos de condenação onde pelo menos quatro ministros votaram a favor do réu.
Até o momento, cinco ministros do Supremo acataram os recursos e cinco ministros votaram contra, ficando para a próxima semana o voto de desempate do ministro Celso de Mello.
Para a senadora, o que está em questão não é apenas o julgamento dos envolvidos no mensalão, mas a confiança dos brasileiros na Justiça e a expectativa pela conclusão do caso, que envolve corrupção e uso indevido de recursos públicos.
Em discurso da tribuna, nesta sexta-feira (13), Ana Amélia citou editorial do jornal Zero Hora, que trata o voto de desempate como “uma bomba caiu no colo do ministro Celso de Mello, o decano da atual composição do Supremo Tribunal Federal”.
A senadora avaliou que o ministro, até lá, estará sob forte pressão, tendo de um lado a opinião pública pedindo a condenação dos réus e, de outro, militantes e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores, “torcendo pelo abrandamento das penas e pela postergação desse julgamento”.
– Do Oiapoque, lá no norte do país, até o Chuí, extremo sul do meu estado, o Rio Grande do Sul, o que se espera é justiça, realidade, franqueza, transparência, sobretudo em relação a episódios de dilapidação e malversação do dinheiro público. O Brasil e o mundo estão atentos a esta grande e complexa questão – disse.
Ao finalizar seu pronunciamento, ela disse esperar que o Supremo Tribunal Federal confirme na próxima semana que “as manifestações das ruas não foram em vão”.
13/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia pede posição firme do Brasil contra barreiras às exportações no Mercosul
Alvaro Dias espera que PSDB firme posição contrária à prorrogação da CPMF
Patrocínio defende posição firme do Brasil contra o Canadá
Tourinho pede posição firme do governo contra a guerra
Mozarildo quer posição firme do governo contra plano Colômbia
Iris Rezende defende posição firme contra países condescendentes com o terrorismo