Ana Amélia e Paim lamentam mortes e estragos causados por enchente em municípios gaúchos
Em pronunciamentos em Plenário, nesta quinta-feira (10), a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Paulo Paim (PT-RS) manifestaram solidariedade à população dos municípios gaúchos atingidos por fortes chuvas nos últimos dias. Segundo dados preliminares, citados pelos senadores, houve pelo menos duas mortes no sul do estado.
Além de lamentar os prejuízos e mortes, principalmente no município de São Lourenço do Sul, Ana Amélia destacou os esforços da Defesa Civil no atendimento às vítimas. Ela ressaltou, no entanto, a importância de uma maior preocupação com a prevenção.
- Isso reponta a necessidade urgente de não apenas operarmos na calamidade com a Defesa Civil, na natureza que ela hoje exerce, mas na prevenção, alvo hoje de interesse do governo em relação a montar uma política própria.
Já Paulo Paim relatou que, em São Lourenço do Sul, oito bairros foram alagados e 20 mil pessoas afetadas. Em Turuçu, haveria pelo menos 200 famílias desabrigadas. Também foram registrados estragos em bairros do município de Rio Grande.
Paim disse que entrou em contato com autoridades de diversos ministérios e recebeu a garantia de que todo o apoio está sendo dado às cidades por conta dessa "situação gravíssima" que mais uma vez acomete o seu estado. De acordo com o senador, a Marinha ofereceu ajuda para o resgate de pessoas ilhadas e busca de desaparecidos.
- Deixo aqui o meu registro de apoio a todos os prefeitos. Consegui contato com o prefeito José da Gaita [José Sidney Nunes de Almeida], de São Lourenço, que está de fato demonstrando toda a sua preocupação e o próprio desespero pelos fatos que aconteceram na região Sul - disse Paim.
O senador destacou a presença na região do vice-governador do estado, Beto Grill, que teria definido a situação como "um desastre da maior gravidade". Paim também adiantou que o governador Tarso Genro viajaria até a região nesta sexta-feira (11).
O prefeito em exercício de São Lourenço do Sul, José Daniel Raupp Martins, assinou decreto nesta quinta-feira (10) declarando situação de calamidade pública. Segundo o decreto, nos últimos dias, houve chuvas de até 446 mm no município e o rio São Lourenço subiu três metros. São relatados ainda óbitos, danos a rodovias e prejuízo à produção agrícola.
10/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia relata estragos causados por granizo no RS
Serra vistoria estragos causados pelas chuvas em Franca
Augusto Botelho lamenta estragos causados por chuva em Roraima
Maldaner lamenta estragos causados por chuvas em Santa Catarina
Integração Nacional avalia estragos causados pela chuva no Acre
Lídice da Mata lamenta estragos causados pela chuva em Salvador