Maldaner lamenta estragos causados por chuvas em Santa Catarina



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lamentou os estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram, no início da semana, 24 municípios de Santa Catarina. Observando que várias cidades decretaram estado de emergência, ele pediu a aprovação de dois projetos de sua autoria transferindo mais recursos para a Defesa Civil.

Segundo o relato de Maldaner, as cidades de Palhoça, Armazém, Grão Pará, São José, São Bonifácio, Urubici e Maracajá estão entre as mais prejudicadas pelas chuvas, que duraram 12 horas e destruíram estradas e plantações, desabrigando dezenas de famílias. Ele informou que, na capital, Florianópolis, também ocorreram alagamentos.

Reconhecendo ser impossível impedir catástrofes naturais, Casildo Maldaner afirmou ser necessário que os governos se municiem de capacidade técnica e organização social para minorar os efeitos de calamidades como essas. Ele explicou os projetos de sua autoria destinados a transferir mais recursos para a Defesa Civil. O primeiro preconiza alterações no imposto de renda das pessoas físicas e jurídicas. O segundo institui uma contribuição sobre seguros e altera a legislação sobre o Fundo Especial para Calamidades Públicas.

- É um equívoco pensar na Defesa Civil somente nas horas de emergência, afirmou Maldaner, lembrando que é preciso prever as catástrofes.

Para evitar enchentes, o senador sugeriu o embargo de construções em encostas perigosas ou lugares alagadiços, propondo ainda que se impeça o despejo irresponsável de esgotos e lixo nas galerias pluviais. E aconselhou o esclarecimento da população para evitar comportamentos de risco.

Casildo Maldaner acrescentou que uma política eficaz de defesa civil deve reconhecer a importância da ação dos órgãos a ela vinculados, propiciando equipamentos e treinamento modernos. "Não podemos continuar de braços cruzados. Já não será sofrimento demais para as camadas mais pobres da população?"- questionou o senador.

Na opinião de Maldaner, a aprovação de leis que redefinam a estrutura e o funcionamento da Defesa Civil podem significar uma mudança de mentalidade e atitude em relação ao assunto.

09/02/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Serra vistoria estragos causados pelas chuvas em Franca

Clésio Andrade: Minas precisa de R$ 1 bi para reparar estragos causados por chuvas

Casildo Maldaner destaca ações preventivas no caso de chuvas fortes em Santa Catarina

Augusto Botelho lamenta estragos causados por chuva em Roraima

Lídice da Mata lamenta estragos causados pela chuva em Salvador

Chuvas em Santa Catarina afetam quase 780 mil pessoas