Ana Amélia elogia manutenção de airbags e freios ABS em carros a partir de 2014



A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou, nesta quarta-feira (18), a "decisão sábia" do governo de manter inalteradas as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tornam airbags e freios ABS itens obrigatórios em todos os carros fabricados no Brasil a partir do próximo ano. Em pronunciamento no Plenário, ela disse que "voltar atrás é uma atitude inteligente, qualquer que seja a autoridade que a tenha tomado".

O governo cogitou a possibilidade de exigir que apenas 80% dos carros chegassem ao mercado com esses equipamentos obrigatórios, mas o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou a manutenção das regras, após reunião com representantes dos trabalhadores e do setor automobilístico em Brasília, na terça-feira (18).

Emplacamento

Ana Amélia também elogiou a decisão do Contran de adiar para o fim de 2014 a exigência de emplacamento e vistoria de máquinas agrícolas e tratores. Segundo a parlamentar, a medida cria uma "burocracia cara", exigindo dos agricultores desembolso de até R$ 1 mil por equipamento.

– Nesse período, estaremos aqui, no Congresso, deliberando com legislação própria para anular a necessidade de emplacamento de máquinas e implementos – acrescentou.



18/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Airbags e freios ABS passam a ser obrigatórios em carros fabricados no Brasil

Governo mantém decisão de obrigatoriedade de airbags e freios ABS para 2014

Ana Amélia critica governo por adiar a obrigatoriedade de freio ABS e 'airbags' em novos veículos

Air bags e freios ABS continuam obrigatórios em 2014

Ana Amélia cobra explicação para altos preços dos carros no país

Ana Amélia quer informação sobre alto custo dos carros brasileiros