Ana Amélia quer informação sobre alto custo dos carros brasileiros
A senadora Ana Amélia (PP-RS) anunciou que a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) discute nesta terça-feira (25), em audiência pública, com participação de representantes do setor, o alto custo dos automóveis comercializados no país e a falta de equipamentos de segurança desses veículos.
A senadora lembrou que os consumidores, quando viajam para o exterior, comparam o preço e os itens de segurança dos veículos fabricados em outros países com aqueles vendidos no Brasil e descobrem que estão em desvantagem.
— Os custos de produção dos carros alcançaram 58% do valor do carro vendido enquanto os gastos para produzir um automóvel nos Estados Unidos chegam a 88% do valor do veículo. Mesmo assim, as margens de lucro das montadoras brasileiras são superiores, atingem 10% enquanto nos Estados Unidos não passam de 3%. Se formos comparar os carros brasileiros com os europeus, o item segurança deixa muitas dúvidas. Parecem, em muitos casos, verdadeiras carroças — disse.
Ana Amélia também quer saber quais são os custos gerados por causa dos acidentes de trânsito para a Previdência Social e para a saúde pública.
Venezuela
Em seu pronunciamento nesta segunda-feira, Ana Amélia também manifestou sua preocupação com o cenário político na Venezuela, Ela acredita que o início do diálogo entre governistas e oposicionistas é o melhor caminho para a consolidação da democracia no país vizinho e lembrou que os manifestantes que estão sindo às ruas apenas exigem respeito às liberdades civis e medidas do governo para minimizar a crise econômica e conter a inflação.
Ana Amélia informou que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, convocou uma conferência de paz na próxima quarta-feira (26), com a presença do líder da oposição, Henrique Capriles, que pode indicar o início de um diálogo para acabar com a violência que tomou conta do país vizinho nas últimas semanas.
Até agora, segundo relatos da imprensa internacional, dez pessoas já morreram e os conflitos revelam um país dividido, observou Ana Amélia, que criticou a violência e a atuação de grupos armados durante as manifestações de rua na Venezuela.
— O presidente da Venezuela anunciou também que pedirá à Assembleia Nacional a criação de uma comissão da verdade, para esclarecer os acontecimentos ocorridos nas últimas três semanas. Espero, claro, que isso não seja uma caça às bruxas — observou a senadora.
24/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Preocupação com alto custo de equipamentos marca debate sobre implantação de rádio digital
Atendimento de alto custo é ampliado em 11 estados
CAS debate distribuição de medicamentos de alto custo
Sérgio Souza critica alto custo do Brasil
Projetos tratam da distribuição de remédios de alto custo
SUS não fornece remédio de alto custo quando há tratamento alternativo