Ana Amélia elogia medidas do governo para a agricultura familiar



A senadora Ana Amélia (PP-RS) elogiou nesta quinta-feira (5) as medidas anunciadas pelo governo para a agricultura familiar como parte do Plano Safra 2012/2013.  Entre as medidas citadas pela senadora está a garantia de recursos para a aquisiçaão de terras da reforma agrária e o aumento do limite de crédito para o custeio das lavouras com redução na taxa de juros.

- Um plano eficaz para a agricultura tem o chamado efeito dominó positivo em toda a cadeia produtiva, não só no Brasil, mas também em  comunidades internacionais – afirmou a senadora, que lembrou os projetos desenvolvidos em países africanos com base no exemplo brasileiro.

Outra boa medida, segundo a senadora é a criaçaõ de novas regras para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Decreto assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, permitirá estados e municípios adquirirem os produtos da agricultura familiar com seus próprios recursos. Antes, as compras eram feitas apenas pela União.

Ana Amélia lembrou que a melhoria da renda do agricultor familiar tem grande impacto no interior do pais. Nas grandes cidades, também há reflexo, já que o êxodo rural diminui. Para a senadora, é positivo que o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), criado no governo Fernando Henrique Cardoso, tenha sido mantido pelo ex-presidente Lula.

- Foi uma iniciativa do governo anterior, mas não se alterou sequer o nome, além de ter sido ampliado substancialmente o volume de recurso e os programas dentro do próprio Pronaf.

Suinocultura em crise

Ana Amélia registrou a crise na produção de suínos, especialmente no Rio Grande do Sul. Entre as razões apontadas pela senadora estão barreiras econômicas impostas pela Argentina e pela Rússia, além da seca, que afeta a produção de grãos e insumos para a alimentação dos animais.

- A crise está agudíssima. Há desespero entre os suinocultores. São pequenos produtores espalhados por todo o país, mas aqui trago um exemplo do Rio Grande do Sul - disse a senadora.

O exemplo citado por Ana Amélia é o da cidade de Vista Gaúcha, localizada no norte do Rio Grande do Sul, em que o prefeito decretou situação de emergência por 90 dias.

Em busca de soluções, a senadora afirmou que se reunirá na segunda-feira (9) com o Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro. Além disso, deve ser lançada na próxima semana a Frente Parlamentar em Defesa da Suinocultura.



05/07/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel elogia apoio do governo à agricultura familiar

Emilia Fernandes elogia estímulo do governo gaúcho à agricultura familiar

Anibal Diniz destaca medidas do Plano Safra para agricultura familiar

MST quer medidas de proteção da agricultura familiar

Sérgio Souza elogia plano de investimentos na agricultura familiar

Medidas de apoio à agricultura familiar levam qualidade de vida ao meio rural, diz Maldaner