Emilia Fernandes elogia estímulo do governo gaúcho à agricultura familiar



A senadora Emilia Fernandes (PT-RS) elogiou nesta sexta-feira (21), em Plenário, o empenho do governo do Rio Grande do Sul no desenvolvimento da agricultura familiar. Ela apontou a recente assinatura de convênios no valor de R$ 6,1 milhões com 56 prefeituras do estado como prova do compromisso do governo gaúcho com os pequenos e médios produtores rurais.

- O governo do Rio Grande do Sul tem demonstrado sua lucidez ao investir na agricultura familiar, distribuindo oportunidades e renda. Os convênios têm como objetivo combater a pobreza no meio rural - afirmou Emilia.

A senadora citou recentes declarações do pré-candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o qual não há incompatibilidade entre a agricultura familiar e a empresarial. Ao contrário, observou, ambas se completam e podem contribuir para o aumento da produção nacional. Emilia referiu-se ainda à afirmação de Lula de que é pequena a produção atual de 100 milhões de toneladas de grãos, para um país como o Brasil, que tem área cultivável maior que a da China.

De acordo com a senadora, das 994,5 mil propriedades rurais do Brasil, 907,6 mil são propriedades familiares. Na sua opinião, o investimento em pequenos e médios produtores revela uma visão de solidariedade, cidadania e participação dos trabalhadores do campo.

Por isso, ela acredita que os programas desenvolvidos pelo governo gaúcho são importantes não apenas para o Rio Grande do Sul, mas para toda a região Sul, onde a agricultura familiar, com apenas 44% da área cultivada, responde por 80% da produção de leite, 61% da produção de aves e ovos e 80% da produção total de feijão.

- A agricultura voltou a ser prioridade para o governo do Rio Grande do Sul. E uma realidade de êxodo rural começa a ser substituída por outra de desenvolvimento justo e sustentável - afirmou Emilia.

Com os investimentos e créditos garantidos pelo governo gaúcho, sustentou a senadora, os resultados já começam a aparecer. Na sua opinião, a safra de 18,6 milhões de toneladas de grãos em 2001, a maior da história do estado, reflete o apoio do governo gaúcho e a humanização do processo de desenvolvimento do estado.



21/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia elogia medidas do governo para a agricultura familiar

José Pimentel elogia apoio do governo à agricultura familiar

Emilia: governo gaúcho é exemplo para o mundo

EMÍLIA FERNANDES CRITICA INTERFERÊNCIA DO GOVERNO NA CONVENÇÃO DO PMDB

EMÍLIA FERNANDES CULPA GOVERNO PELO AUMENTO DO DESEMPREGO ENTRE JOVENS

Sérgio Souza elogia plano de investimentos na agricultura familiar