Medidas de apoio à agricultura familiar levam qualidade de vida ao meio rural, diz Maldaner
O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) elogiou nesta quarta-feira (4) as medidas anunciadas pelo governo durante o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2012-13. Além de considerar consistente o valor destinado ao programa – R$ 18 bilhões –, o senador listou medidas adicionais que, avalia, ajudam a levar qualidade de vida ao homem do campo.
- Este plano de R$ 18 bilhões não leva a soluções paliativas setoriais, mas dá certa consistência para que o pequeno produtor tenha condições de, na verdade, se organizar e ter perspectivas de segurança – afirmou.
Maldaner elogiou o sistema de seguro que consta do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com o senador, em caso de sinistro, o seguro não cobre apenas o valor financiado.
- Há mais uma compensação, para que o pequeno produtor possa sobreviver de acordo com a perda da sua safrinha, ou da sua safra – disse.
O senador disse também que o Pronaf prevê apoio à formação de cooperativas e leva à agricultura familiar a possibilidade de adesão ao Programa Universidade para Todos (Prouni).
- Estava lá [na solenidade] o ministro da Educação, levando o direito de os filhos dos produtores terem o Prouni, para se prepararem, se formarem e melhorarem os seus conhecimentos.
04/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Supermercados terão produtos da agricultura familiar por meio da Rede Brasil Rural
Cooperativas da agricultura familiar no Paraná são cadastradas na Rede Brasil Rural
CRA aprova projeto que cria extensão rural para agricultura familiar
MST quer medidas de proteção da agricultura familiar
Conferência sobre extensão rural quer melhorar atendimento à agricultura familiar
Política de extensão rural para agricultura familiar abre pauta do Plenário