Ana Amélia: Itamar tinha ousadia, coragem, simplicidade e honestidade
A senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), em discurso nesta segunda-feira (4), lamentou em nome do seu partido a morte do senador Itamar Franco (PPS-MG). Ela destacou a ousadia, a coragem, a eterna simplicidade, a honestidade e o comprometimento com o interesse nacional do ex-presidente.
A parlamentar destacou o papel de Itamar Franco ao assumir a presidência, em 1992, quando chefiou um país com instituições democráticas desacreditadas e economia em turbulência. Itamar demonstrou isenção e independência quando, sem partido, formou um governo de coalizão e obteve sucesso.
- Ele garantiu o fortalecimento das instituições democráticas, aliou conhecimento técnico à habilidade política, venceu a inflação e abriu caminho para um novo Brasil - citou a senadora.
A parlamentar também pediu o registro, nos Anais do Senado, do editorial do jornal O Estado de S. Paulo publicado nesta segunda. "Nenhum outro presidente brasileiro fez tanto, em tão pouco tempo, em condições políticas e econômicas tão difíceis e sem violar uma única regra democrática", diz trecho citado pela senadora.
- Foi o presidente que lançou o Plano Real, deixou um legado de retidão moral, espírito publico e compromisso com o país - disse Ana Amélia.
04/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Antonio Carlos revela que se aproximou de Brizola há quatro anos e elogia sua coragem e honestidade
Valadares ressalta coragem e ideais defendidos por Itamar Franco
Lula: 'Covas era um homem que tinha palavra. Tinha retidão de comportamento'.
Agripino destaca simplicidade de Covas
Mostra Fragmentos de simplicidade está em exposição no MIS
Santa Branca encanta com sua simplicidade e construções históricas