Valadares ressalta coragem e ideais defendidos por Itamar Franco




Emocionado, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) encaminhou, nesta segunda-feira (4), requerimento de homenagem ao ex-presidente e senador Itamar Franco, dizendo que cumpria a missão "muito dolorosa" de reverenciar a memória de "um dos maiores políticos da história contemporânea do Brasil".

Valadares ressaltou que Itamar manteve a tradição dos homens públicos de Minas Gerais, identificados com os ideais da liberdade, da democracia e da ética. Ele o comparou a Milton Campos, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Pedro Aleixo. O senador disse que, juntos, aqueles políticos construíram um patrimônio que constitui exemplo para os brasileiros.

- Na esteira desses exemplos edificantes dos homens públicos de Minas, Itamar Franco exerceu seus cargos com a maior dignidade - afirmou.

O senador lembrou que, após longa carreira política, Itamar assumiu a Presidência da República em momento delicado para o país, mas enfrentou as dificuldades com sua personalidade firme e corajosa. Valadares assinalou que foi no governo Itamar Franco que o povo brasileiro escolheu, através de plebiscito, o sistema de governo presidencialista.

- Foi na gestão exemplar de Itamar Franco que foi idealizado o Plano Real, que, efetivamente, veio nos tirar da prisão que nos era proporcionada pelo processo inflacionário que humilha a Nação, que a torna mais frágil, provocando maior sofrimento, principalmente para a população mais pobre. Foi ele que teve essa coragem, esse espírito de um verdadeiro brasileiro preocupado com o futuro do seu povo - afirmou.

Valadares ainda lembrou que Itamar foi governador de Minas Gerais em 1998, atuando sempre na linha da honestidade, da autoridade, "que exercia sem nenhum destemor". Ele ressaltou que o momento é de tristeza, de condolências à família enlutada, ao povo de Minas e também ao povo do Brasil.

- É a palavra do Partido Socialista Brasileiro, que reconhece em Itamar Franco as qualidades de um verdadeiro brasileiro, identificado, como sempre foi, harmonizado, como sempre foi, com os ideais de liberdade, desenvolvimento e paz social no Brasil que vivemos - concluiu.



04/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim ressalta coerência de ideais de Niemeyer

Ana Amélia: Itamar tinha ousadia, coragem, simplicidade e honestidade

Itamar Franco vai às prévias

Parlamentares homenageiam Itamar Franco

O Brasil se despede de Itamar Franco

Itamar Franco lê compromisso constitucional