Ana Amélia: MPs limitam ação do Legislativo e comprometem a democracia




A senadora Ana Amélia (PP-RS) falou, nesta sexta-feira (10), sobre a necessidade de alterar o modo de tramitação das medidas provisórias (MPs), como propõe a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 11/11) apresenta pelo senador José Sarney (PMDB-AP). Ela destacou que as MPs têm sido instrumento preferido de sucessivos governos, o que, em sua avaliação, limita as atribuições do Legislativo e compromete a democracia.

Ana Amélia disse que as medidas provisórias não representariam problema se o Executivo utilizasse esse instrumento respeitando os requisitos de urgência e relevância previstos pela Constituição. Ela disse que as MPs editadas, em sua maioria, apresentam conteúdo extenso, diversificado e desconexo. Para a senadora é necessário estabelecer uma relação mais adequada entre os poderes, sem inviabilizar a governabilidade nem "sufocar" o Congresso Nacional.

- O jeito como estamos nos relacionando com o Executivo não é bom para a democracia do País - disse Ana Amélia.

A senadora citou frase do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Leitão de Abreu, que, segundo ela, disse em 1988 que a substituição dos decretos-lei pelas MPs dá ao presidente da República um cheque em branco.

Ana Amélia também observou que o prazo que os parlamentares dispõem para estudar e discutir medidas provisórias é insuficiente. Ela disse que os senadores e deputados acabam votando matérias importantes sem discussão profunda do tema.

Em aparte, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou que o governante precisa, em determinadas situações, tomar medidas urgentes, que é o espírito da MP. No entanto, em sua visão, as medidas provisórias se transformaram em instrumentos antidemocráticos.



10/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Contingenciamento e restos a pagar limitam papel do Legislativo no Orçamento

Presidente do Senado diz que críticas de Lula não comprometem relacionamento com Legislativo

Mão Santa: Legislativo é instrumento da democracia

Legislativo: 180 anos em defesa da democracia

Legislativo: 180 anos em defesa da democracia

Escola do Legislativo será um instrumento da democracia