Ana Amélia: ‘o PIB brasileiro amarelou’
Em discurso nesta terça-feira (17), a senadora Ana Amélia (PP-RS) criticou o governo federal pela condução da economia, o que provocou queda brusca do Produto Interno Bruto.
– O PIB ‘amarelou’ – afirmou a senadora.
Um dos principais pecados do governo, na opinião de Ana Amélia, foi a falta de apoio e incentivos aos agricultores e pecuaristas. De acordo ela, o setor agropecuário do Rio Grande do Sul passou por grandes dificuldades nos últimos meses, tanto que o PIB gaúcho registrou queda de 1,8% no primeiro trimestre deste ano.
A principal responsável pela crise da agropecuária tanto do Sul quanto no Nordeste foi a estiagem, disse a senadora. As safras de arroz, fumo, milho e soja sofreram prejuízos.
Para Ana Amélia, o governo federal precisa promover uma política de sustentação do crédito, com investimentos em infraestrutura, para que a produção de alimentos ajude o país a enfrentar a crise econômica internacional.
– O governo age de maneira a apagar incêndios. Estamos sem planejamento de longo prazo. Estamos com sérias dificuldades – disse.
Acidentes com motos
Ana Amélia aproveitou para convidar os parlamentares e a população em geral a participar, em setembro, da audiência pública que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai realizar para debater o grande número de acidentes envolvendo motocicletas no Brasil.
No mês passado a CAS aprovou requerimento de Ana Amélia para a realização da audiência, que pretende discutir medidas para reduzir o número de acidentes e aumentar a segurança no trânsito.
Em apartes, os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Jorge Viana (PT-AC) e Tomás Correia (PMDB-RO) elogiaram a disposição da colega em debater e buscar soluções para a violência no trânsito.
17/07/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Arthur Virgílio: "Lula amarelou"
Ana Amélia: José Alencar encarna o sonho brasileiro
Ana Amélia lembra Mandela e condena violência no futebol brasileiro
Ana Amélia cobra do governo brasileiro manifestação contra violência na Venezuela
MP é expressão do 'jeitinho brasileiro', gera distorções e atrapalha o Congresso, diz Ana Amélia
Ana Amélia cobra ações do governo brasileiro contra barreiras comerciais argentinas