Ana Amélia parabeniza Lewandowsky e Ayres Brito pela entrega do parecer do mensalão



A senadora Ana Amélia (PP-RS) parabenizou em Plenário, nesta terça-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, pela conclusão de seu parecer sobre o processo do mensalão.

Ana Amélia atribuiu também ao presidente do STF, ministro Carlos Ayres Brito, o mérito pela entrega do parecer em tempo hábil. Na avaliação da senadora, Carlos Ayres Brito teve uma atitude exemplar e muito sintonizada com os anseios da sociedade brasileira, o que, em sua opinião, foi fundamental para evitar a procrastinação do julgamento ou o arquivamento do processo.

— É uma noticia muito positiva que o STF, em nosso país, esteja dando uma resposta que a sociedade estava aguardando – disse.

A divulgação do parecer deverá permitir que o julgamento dos 38 réus suspeitos de envolvimento no escândalo do mensalão comece no dia 1º de agosto, após final do recesso do Judiciário.

Paraguai

Ana Amélia voltou a defender a soberania do Paraguai na questão do impeachment do ex-presidente Fernando Lugo, ocorrido na semana passada. Em sua avaliação, o Brasil não deveria de forma nenhuma forma interferir nas decisões internas de um país independente e democrático como o Paraguai, que tem um Congresso e todas as instituições funcionando.

— E não nos cabe também interferência indevida, nem, como disse o nosso líder Francisco Dornelles, que o Brasil tenha uma atitude, uma ação policialesca sobre o Paraguai. Seria um ato de indignidade e de inconstitucionalidade que feriria todos os princípios das boas relações diplomáticas – sustentou.

Ana Amélia solicitou ainda a inclusão nos Anais do Senado de editoriais corroborando seu ponto de vista publicados nos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Correio Braziliense.



26/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Amélia elogia compromisso de Ayres Britto de julgar ‘mensalão’ com rapidez

Ayres de Brito é contra o efeito vinculante

Eduardo Amorim saúda posse de Ayres Brito na presidência do STF

Antonio Carlos Valadares comemora posse do ministro Ayres Brito na presidência do STF

Marta Suplicy indica ministro Ayres Brito para receber a Comenda Dom Helder Câmara

Romero Jucá dá parecer contrário a emendas; Marinor Brito reclama de discriminação