Ana Amélia pede cuidado aos motoristas no Carnaval
A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu aos brasileiros, em discurso no Plenário nesta sexta-feira (8), que dirijam seus automóveis com cuidado e obedeçam às normas de trânsito para evitar que o período de Carnaval se transforme em tragédia. Ela informou que durante os cinco dias de folia, em 2012, aconteceram 3.499 acidentes de trânsito, com 2.207 feridos e 192 mortes.
- São números alarmantes que nos remetem a um redobrado cuidado. Temos que ter responsabilidade. Não adianta pedir maior fiscalização, se nós, individualmente, não assumirmos a responsabilidade pelos nossos atos - observou a senadora.
A maior parte dos acidentes fatais, ressaltou a senadora, ocorre durante ultrapassagens mal calculadas ou realizadas em locais proibidos. Apesar de este tipo de acidente acontecer com menor frequência (3% do total), observou, eles resultam em maior número de mortes. A condução de veículos após consumir bebidas alcoólicas, alertou Ana Amélia, também é importante razão de acidentes fatais nas estradas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF), com apoio da Polícia Militar e das agências de trânsito de cada cidade, começou a intensificar a fiscalização na madrugada desta sexta-feira, observou a senadora. A operação seguirá até a quarta-feira de cinzas (dia 13), na qual mais de 10 mil agentes vão monitorar o trânsito e fazer o teste do bafômetro. A PRF, informou Ana Amélia, elaborou uma cartilha com recomendações para o período de Carnaval.
- A recomendação é evitar a combinação álcool e direção. Esse gesto reduz as vítimas fatais no trânsito - disse a senadora ao lembrar que o motorista que for pego dirigindo alcoolizado receberá multa de R$ 1.915,00, terá a habilitação suspensa por um ano, além de ser impedido de seguir viagem.
Memória
A senadora disse que o Carnaval gaúcho será mais triste este ano, em razão da morte de jovens no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS). Ela contou que, por iniciativa da presidente Dilma Rousseff, a Catedral de Brasília realizou nesta quinta-feira (7) cerimônia ecumênica em memória desses jovens.
- Um ato muito bonito, um ato comovente, que reuniu todas as igrejas. E, aí, a beleza do ato ecumênico é exatamente o congraçamento universal das crenças, da fé, de cada um na sua própria religião. Um ato simples, de reverência à memória de 238 jovens gaúchos que morreram na fatídica madrugada de domingo, 27 de janeiro - disse a senadora.
Ana Amélia elogiou a atitude da presidente que, na ocasião da tragédia, interrompeu compromisso internacional no Chile para levar a solidariedade às famílias das vítimas.
- Esse foi um gesto de grandeza, de absoluto comprometimento com uma necessidade emergencial, de solidariedade humana, de gestão, em todos os aspectos. Então, a presidente Dilma, nesse ato [ecumênico], revelou a grandeza de uma estadista que tem sentimentos, que tem sensibilidade e que está preocupada com a dor daquelas famílias - destacou Ana Amélia.
Produtos asiáticos
Em seu pronunciamento, a senadora Ana Amélia também manifestou preocupação com a “invasão de produtos asiáticos” no Brasil. Em sua avaliação, os empresários brasileiros são prejudicados com regras mais duras do que as aplicadas aos concorrentes estrangeiros, especialmente no que se refere à carga tributária e condições de logística. Para ela, o governo deve dar condições para que os empresários brasileiros possam competir em igualdade de condições para oferecer produtos com preços menores.
Ministério Público
A senadora informou ainda que o Ministério Público do Rio Grande do Sul protestou contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 37/2011) que limita os poderes de investigação do Ministério Público. A proposta, de autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), determina que a atribuição de investigar caberá apenas às Polícias. Ana Amélia disse que a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu posicionamento contrário à PEC para impedir que seja aprovada na Câmara dos Deputados, onde tramita.
08/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma pede prudência e cuidado nas estradas, neste Carnaval
Ana Amélia pede cuidado na análise da reforma do ICMS
Renovias alerta motoristas para folia do Carnaval
Operação Carnaval começa na 6ª e terá helicópteros para flagrar abuso dos motoristas
Mesquita Júnior reitera apelo para que motoristas não bebam durante o Carnaval
Mortes no feriado: Ana Amélia critica imprudência de motoristas e baixa qualidade das estradas