Mesquita Júnior reitera apelo para que motoristas não bebam durante o Carnaval



O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) reiterou nesta sexta-feira (20) o apelo que fez no dia anterior, também em Plenário, para que os motoristas brasileiros não consumam bebidas alcoólicas antes de dirigir, especialmente durante o Carnaval, a fim de evitar acidentes de trânsito.

- Que o povo brasileiro tenha um excelente Carnaval, mas que também assuma um compromisso com a integridade da vida - desejou ele.

Ao ressaltar que a preocupação com o consumo de bebidas alcoólicas não se restringe ao trânsito, o senador citou a manchete principal do jornal Correio Braziliense desta sexta-feira: "Bebedeira estimula surtos de violência".

De acordo com o jornal, um levantamento da Polícia Civil do Distrito Federal, realizado a partir de boletins de ocorrência feitos em 2008 nas delegacias da região, indica que "grande parte das agressões, homicídios e estupros tiveram como autores pessoas que haviam bebido antes de cometer o crime".

Projeto

Na quinta-feira (29), além de recomendar precaução aos motoristas, Mesquita Júnior defendeu um projeto de lei de sua autoria que proíbe a propaganda de bebidas alcoólicas no rádio e na televisão. Atualmente, essa proposta (PLS 182/03) tramita em conjunto com outras 12 matérias - que tratam de assuntos correlatos - na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O senador ressaltou que apresentou um requerimento à Mesa no qual solicita que seu projeto possa tramitar de forma autônoma, desvinculado dos outros 12, e seja encaminhado ao Plenário.

- O Senado não pode passar mais um ano sem se pronunciar sobre essa questão - afirmou ele na quinta-feira.



20/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior faz apelo por medicamentos e livros para a população de baixa renda

Mesquita Júnior reitera defesa da súmula do STF sobre acesso de advogados a provas de inquérito

Mesquita Júnior pede que brasileiros não misturem bebida e direção no Carnaval

Jucá reitera apelo para aprovação de projeto que regulamenta mineração em área indígena

Renovias alerta motoristas para folia do Carnaval

CRE reitera apelo por intervenção da ONU e OEA na crise de Honduras